Mato Grosso,

terça-feira, 7

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasPopulação consome água retirada de garimpo desativado devido à seca em rio...

População consome água retirada de garimpo desativado devido à seca em rio de cidade de MT

Agitos Mutum

Há cerca de 30 dias, a população de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) está sem água nas residências. Os 28 mil moradores têm consumido água retirada de uma “cava garimpeira”, que é um buraco aberto para garimpeiro de ouro, mas já sem uso. Em uma nota no site, a prefeitura admite que está ciente do problema com a falta de água, mas não deu nenhum prazo para a solução.

O deputado Wilson Santos (PSD) esteve no local e visitou o rio Bento Gomes, onde está instalada a captadora principal da concessionária Águas de Poconé. Segundo o parlamentar, o rio está seco, apenas com pedras, galhos secos e animais mortos. 

“O rio secou e a Águas de Poconé decidiu captar a água de uma antiga cava de garimpagem, um perigo. Suspeito que o produto possa estar contaminado por metais pesados, como chumbo e mercúrio. Materiais usados na extração de ouro”, explicou o parlamentar.

Wilson esteve na sede da empresa e disse que uma funcionária garantiu que a água é limpa, tratada com cloro e flúor. Disse que a cada hora a água é testada para garantir sua qualidade, mas não pôde dar mais informações porque não tinha autorização da empresa.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Por fim, o deputado esteve na estação de tratamento de água, mas a segurança não permitiu a entrada.

“A seca do Rio é provoca por ações climáticas, pelas agressões à natureza e pela falta de preservação e manutenção do rio por parte do poder público. Vamos investigar o que está acontecendo. Levar o caso às autoridades competentes, como à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, para que verifique o problema e tome providências para que a população não corra riscos. […] Estive com o prefeito Tatá Amaral (DEM) que disse que não tem interesse em renovar concessão com esta empresa por mais 15 anos”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias