Mato Grosso,

terça-feira, 30

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasJustiça Eleitoral condena Botelho por propaganda eleitoral antecipada

Justiça Eleitoral condena Botelho por propaganda eleitoral antecipada

Página 1 MT

A Justiça Eleitoral de Cuiabá proferiu sentença condenatória contra o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União), por propaganda eleitoral antecipada. Botelho é pré-candidato a prefeito de Cuiabá nas eleições deste ano.

A ação, movida pelo Partido Liberal – Diretório Municipal de Cuiabá, alegava que Botelho havia utilizado indevidamente o site da Assembleia Legislativa para redirecionar visitantes para seu site pessoal, onde realizava propaganda eleitoral.

O juiz Jamilson Haddad Campos, responsável pela 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, julgou procedente a acusação, determinando o pagamento de uma multa no valor de R$ 5.000,00. Em sua decisão, o juiz destacou que, embora o link para o site pessoal do deputado tenha sido removido do site institucional após o início da ação, as evidências demonstraram que houve veiculação de conteúdo claramente eleitoral, configurando violação das normas eleitorais que proíbem propaganda antecipada.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A decisão citou jurisprudências do Tribunal Superior Eleitoral que definem como propaganda eleitoral as mensagens que mencionam explicitamente candidaturas, cargos eletivos, pleitos, melhorias, propostas e qualificações para o exercício do cargo. A conduta de Botelho foi enquadrada como uso indevido de meio proscrito para propaganda, dada a vinculação de seu site pessoal, que continha conteúdo eleitoral, a partir de um site institucional mantido por órgão público.

O Ministério Público Eleitoral, que havia opinado pela improcedência da ação, será notificado da decisão, que ainda cabe recurso. Caso não haja pagamento voluntário da multa, o caso será encaminhado para a Advocacia-Geral da União para as providências legais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias