Mato Grosso,

terça-feira, 30

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesDados oficiais comprovam novo momento da economia de VG

Dados oficiais comprovam novo momento da economia de VG

Oferta de empregos deu salto de mais 700% nos últimos três anos. Cidade tem sido atrativo para novos negócios e vai se consolidando na ancoragem de empresas de todos os portes

Os números registrados pelo governo federal e estadual atestam a expansão econômica de Várzea Grande nos últimos três anos (2021/2023). Essa evolução pode ser mensurada por indicativos como número de empregos formais criados, ampliação da formalização de MEIs, bem como, pela ancoragem de novas empresas que escolheram a cidade.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano, destaca que os dados são públicos de fácil acesso. “Ou seja, além de a mudança ser perceptível a cada dia por quem vive Várzea Grande, pode ser comprovada por meio de números em órgãos oficiais”. Ele reforça, que a segunda maior cidade de Mato Grosso ultrapassou a marca de 300 mil habitantes, conforme dados do Censo do IBGE de 2022.

Conforme a Receita Federal, o número de MEIs (Microempreendedor Individual) em 2021 era de 19.216, passando para 21.947 em 2022 e chegando no final de 2023 com 23.838 empresas desse segmento, apontando um crescimento de 24% neste período.

Sobre a ancoragem de empresas em Várzea Grande, Charles destaca números da Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat). “No que se refere as demais empresas de pequeno, médio e grande porte, foram abertas mais 5.488 em 2021, passando para mais 5.707 em 2022, fechando o ano de 2023 com mais 6.114 novas empresas desses segmentos. O crescimento é mais de 11% no período analisado”, comemora o secretário.

Para o prefeito Kalil Baracat, o maior indicador a ser comemorado é o reflexo dessa evolução na vida dos várzea-grandenses. “Todos esses indicadores confirmam que esse avanço teve reflexo direto na geração de empregos na cidade. Quando assumimos a gestão, em janeiro de 2021, eram apenas 16.264 MEIs e hoje totalizamos mais de 23.838 MEIs em Várzea Grande”.

O prefeito lembra que a secretaria Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, foi criada em março de 2022, pela sua gestão, justamente para contribuir, fomentar e incentivar o desenvolvimento da cidade, por meio de ações e medidas que tornem a cidade atrativa aos investimentos privados e que isso gere emprego e renda à população. “Além de ser o ponto de partida para investimentos na cidade, a secretaria é o elo entre o setor público e o privado. É um local de apoio a quem quer empreender em Várzea Grande”.

Nesse contexto, o secretário Charles Caetano, destaca que somente com ações internas, desenvolvidas pela dentro da própria secretaria, foram abertas mais 1.040 novas MEIs em Várzea Grande.

NA PONTA – Todo esse crescimento econômico teve reflexo direito na geração de emprego com 18.521 vagas de emprego captadas somente no SINE-VG, sob a responsabilidade da secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Governo do Estado. Segundo o secretário Charles, “essas captações tiveram um grande crescimento na atual gestão com 2.248 vagas captadas em 2021, indo para 3.696 em 2022 e saltando grandemente para 18.521 vagas de emprego captadas no final de 2023, uma expansão de mais de 700%”.

Segundo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do ministério do Trabalho, no Município foram assinadas 22.022 novas admissões com carteira assinada no ano de 2020. Com o início da atual gestão, esse número saltou para 28.621 em 2021, 29.883 em 2022 e 33.194 em 2023. Segundo prefeito Kalil Baracat, “os números constatam um crescimento firme e constante, respaldando nossa gestão voltada ao desenvolvimento de Várzea Grande. Estamos no caminho certo”.

O secretário Charles comemora: “Do ano de 2020 para 2023 tivemos um crescimento de 50% em contratações formais de emprego, àqueles com carteira assinada, fora os empregos informais”. Ele pontua que a secretaria além de ofertar o balcão de empregos, atua como intermediadora na oferta de vagas formais com ações pontuais. “A carteira assinada garante direitos, oferta benefícios e torna a relação de trabalho em um vínculo que gera segurança para quem contrata e para quem é contratado. Por isso estamos sempre abertos e receptivos para atuar em ações pontuais. O desenvolvimento pleno da nossa economia passa, incondicionalmente, pela geração de emprego e renda da população”.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Como frisa o Chefe do Executivo, intervenções como a criação da uma secretaria municipal voltada exclusivamente para o crescimento econômico, os investimentos em infraestrutura na cidade, a implantação de uma política desenvolvimentista e de novas tecnologias, facilitou a abertura de novas empresas na cidade, bem como selou o bom relacionamento com o setor produtivo, tornando todos esses números um reflexo do momento que a nossa cidade vive hoje, de plena expansão econômica.”

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias