Mato Grosso,

sábado, 4

de

maio

de

2024
No menu items!

Vídeos


 

InícioCurtasCampanha em Mato Grosso não atingiu nem 10% da cobertura vacinal contra...

Campanha em Mato Grosso não atingiu nem 10% da cobertura vacinal contra gripe

Hiper Noticias

O estado de Mato Grosso ainda não atingiu nem 10% da cobertura vacinal contra a influenza, segundo dados do Ministério da Saúde. A campanha teve início oficialmente no dia 1° de abril com foco no público-alvo. No Estado, a meta é que 1.286.742 pessoas sejam imunizadas, mas atingiu até agora pouco menos de 82 mil. A cobertura vacinal em todo o país está abaixo do esperado também. Os dados estão disponíveis na plataforma do Ministério da Saúde e foram atualizados quinta-feira (11). 

Ao total, 81.899 doses foram aplicadas em Mato Grosso, representando a cobertura de 7,04%. Idosos foram os que mais receberam as doses, seguidos de crianças, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde e gestantes. A vacina está sendo aplicada em dose única, com maior quantidade aplicada até o momento (37.744), e primeira e segunda doses. 

Os grupos prioritários que estão aptos para receber as doses neste primeiro momento são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas, deficientes; caminhoneiros; trabalhadores portuários; população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. O Ministério da Saúde ainda não divulgou quando abrirá a vacinação para o público geral.

Já com relação aos municípios com maiores índices de aplicações estão Cuiabá, Rondonópolis (217 km de Cuiabá), Várzea Grande, Sinop (480 km de Cuiabá), Primavera do Leste (234 km de Cuiabá), Campo Verde (132 km de Cuiabá), Tangará da Serra (252 km de Cuiabá), Sorriso (397 km de Cuiabá), Lucas do Rio Verde (333 km de Cuiabá), Nova Mutum (239 km de Cuiabá). 

Cabe destacar que nove municípios de Mato Grosso estão com a cobertura vacinal baixa para HPV feminino e masculino e a própria influenza, causador da gripe. A informação é do Ministério Publico de Mato Grosso (MPMT), que monitora a aplicação de 14 vacinas que têm como público-alvo menores de um ano (BCG, febre-amarela, meningococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite e rotavírus), menores de dois anos (hepatite A, tríplice viral e varicela), adolescentes (HPV feminino, HPV masculino e meningocócica ACWY) e idosos (influenza).

ONDE VACINAR

Para receber a vacina contra a gripe, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Posto de Saúde Familiar (PSF) portando a caderneta de vacinação. 

BRASIL

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Em todo o país, a coberuta vacinal também é baixa, com apenas 7.751.621 doses aplicadas, representando 12,35% do total a ser imunizado. Os estados com maiores aplicações são Ceará, Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte. A previsão é que 75.811.681 pessoas sejam vacinadas em todo o país. 

Neste ano, a campanha de vacinação contra gripe foi antecipada pelo Ministério da Saúde, em razão de que, conforme a pasta, o vírus da influenza, causador da gripe, começa a circular entre os meses de maio, junho e julho, período em que, tradicionalmente, a campanha ainda está em andamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias