Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasGoverno explica que obras na MT-251 durarão 120 dias e estrada será...

Governo explica que obras na MT-251 durarão 120 dias e estrada será liberada aos poucos; veja vídeo

Hiper Noticias

O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta quinta-feira (28) que, durante as obras no Portão do Inferno na MT-251, em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá), a estrada ficará fechada de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 16h30. A rodovia continuará no sistema ‘pare e siga’ nos demais horáriois e será liberada com o decorrer das obras. Segundo o governador, o retadulamento, processo de terraplanagem que ‘cortará’ o paredão, terá duração de cerca de 120 dias e o menor custo dentre todas as opções apresentadas.

“É uma obra que, dentre todas as alternativas que existiam, foram analisadas em torno de dez alternativas, é a que apresentou a melhor solução de engenharia, com menor prazo de execução, de 120 dias, e com menor custo. E permitindo, inclusive, durante a sua execução, que nós não tenhamos a necessidade de fazer um bloqueio total da rodovia. O bloqueio necessário será da 7h30 até as 16h30 e, nos demais períodos, estará liberado. Inclusive, sábado e domingo, nós teremos o trânsito liderado. A partir de uma evolução da obra, nós já poderemos eliminar aqueles ‘pares siga’ mesmo em dia de chuva”, declarou Mendes. 

VEJA VÍDEO

Antes da apresentação do projeto, o prefeito de Chapada, Osmar Froner (MDB) disse que o governo havia escolhido a melhor opção técnica para retornar à normalidade na MT-251, no entanto, ainda há um processo longo a ser percorrido para conseguir a autorização por parte dos órgãos federais que respondem pelo Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

“O governo, com certeza, escolheu a melhor opção técnica, de tempo, para voltar à normalidade da 251, acho que é muito importante para o município. Nós sempre estamos colocando a importância de aumentar a capacidade de carga no viaduto, mas existe um laudo técnico que recomendou toda essa cautela. Mas nós vamos continuar junto com o diálogo com o Marcelo Oliveira, com o governo, com a Sinfra, no sentido de ter esse equilíbrio na execução das obras após o licenciamento”, disse o prefeito. 

Froner reforçou que as obras darão mais segurança aos moradores de Chapada e que já iniciou as visitas para reforçar a celeridade no processo de licenciamento.

“O primeiro passo é o licenciamento, Ibama, ICMBio, Iphan, porque tem site arqueológico, a própria Sema. A gente precisa avançar esse passo, iniciei as visitas para pedir celeridade nos apontamentos, sim ou não, para que o governo ganhe tempo no licenciamento. E, após isso, a licitação, a execução e um cronograma de equilíbrio para se passar no viaduto e executar a obra. É o que nós vamos buscar com o diálogo. […] Para a gente dar mais segurança às pessoas e voltar à normalidade de uma economia que está sofrendo”, ressaltou Froner. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Questionado sobre uma declaração do governador, que afirmou que o prefeito deveria parar de fazer festas na cidade, já que se encontra em crise, Froner disse que ficou surpreso com a fala de Mendes, mas respeita o posicionamento, e que Chapada faz eventos, não festas. 

“Nós ficamos surpresos, mas respeitamos a posição dele. Eu costumo dizer que nós fazemos eventos. O evento é diferente. Ele tem uma concepção de cuidar das pessoas, de ter segurança, de dar oportunidade a todos o acesso à cultura e à musicalidade […], mas nós já superamos isso. O governador e a primeira-dama estiveram no Canta Mato Grosso. Ele está entendendo e convivendo mais com Chapada”, afirmou o prefeito. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias