Mato Grosso,

domingo, 28

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioSem categoriaAlunos de Sinop garantem vaga para competição mundial de Robótica em Houston,...

Alunos de Sinop garantem vaga para competição mundial de Robótica em Houston, nos Estados Unidos

Uma equipe composta de 11 alunos, moradores de Sinop, foi recepcionada no município após trazer pra casa uma importante conquista em renomada competição de Robótica, realizada em Brasília, na qual garantiu uma das seis vagas para o mundial que irá ocorrer nos Estados Unidos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, e a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, estiveram prestigiando pessoalmente os alunos medalhistas. A equipe leva o nome de Canintech, uma homenagem à arara-canindé, que frequentemente pairava pelos coqueiros do SENAI, instituição onde as mentorias e treinamentos são realizados.

“Sinop, que tem desenvolvido inovação, tem trabalhado robótica desde o ensino básico das crianças, e agora vemos esse destaque, levando o nome de Sinop também por inovação, levando o nome de Sinop na robótica, é uma coisa que nos deixa com muito orgulho”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves. A primeira dama, Scheila Pedroso, reforçou a importância do estímulo à robótica no nosso município, onde as escolas públicas já a implantaram no dia a dia. “Esses estudantes serão referência para os alunos da rede pública, é importante que possamos incentivar a robótica no município, porque sabemos que é um dos futuros do mercado de trabalho”, destacou Scheila.

A equipe, com pouco mais de 7 meses, surgiu em um projeto dentro do SENAI Sinop, no qual um dos professores foi convidado para participar de um jogo fora de temporada no Rio de Janeiro, e quando retornou, realizou a proposta para os demais mentores, realizando assim uma seletiva para decidir os componentes da equipe. “Talvez nem tanto pelo pódio, mas por ver o crescimento desses alunos, por terem interesse por ciência, tecnologia e matemática, e ainda ver a aplicação de tudo isso, na prática, e ver o quanto eles evoluíram e cresceram nesse processo. Acho que o pódio foi apenas a coroação para todo o esforço e trabalho que eles fizeram”, pontuou Américo Koji Tanji Junior, mentor e professor de automação.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agora o destino é Houston, nos Estados Unidos, e a equipe Sinopense tem um grande desafio pela frente. Juan Carlos de Paula Games, piloto e programador da Canintech, expressa sua gratidão pelo trabalho da sua equipe, e comenta que não esperava esse resultado, mas que é muito gratificante voltar com o pódio após tanto trabalho duro. “É muita emoção estar na competição, a adrenalina e tudo mais, apesar dos perrengues com os controles na competição, quando foi começar a partida não funcionou, mas estávamos preparados para fazer a troca de controles antes da partida começar e conseguimos um bom resultado”, apontou Juan.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias