Mato Grosso,

sábado, 4

de

maio

de

2024
No menu items!

Vídeos


 

InícioEconomiaPoupança rende mais que inflação pela primeira vez em dois anos

Poupança rende mais que inflação pela primeira vez em dois anos

Poupança volta a render no mês de setembro
Juliana Nascimento

Poupança volta a render no mês de setembro

Um levantamento feito pela plataforma de investimentos TradeMap mostrou que a poupança voltou a registrar um rendimento maior que a inflação no último mês de setembro. A aplicação rendeu 7,19% nos últimos 12 meses, 0,02% acima da inflação do mês.

Desde setembro de 2020, os valores aplicados a poupança tinham rendimentos abaixo da inflação. Ainda de acordo com a plataforma, o  mês de outubro de 2021 foi o pior dos últimos dois anos para a modalidade: o dinheiro aplicado teve uma perda de 7,59% do poder de compra. No mês anterior, o rendimento real foi de 0,45%.

A mudança veio após o anuncio de deflação pelo terceiro mês consecutivo no país. De acordo com dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (11),  o mês de setembro com queda de 0,29%  na inflação. Contudo, o acumulado do ano atinge 4,09% de alta nos preços. 

Os principais fatores que contribuíram para a valoraziação foram a mudança de impostos sobre combustíveis e serviços como energia elétrica e telefonia, adotadas pelo governo federal para frear a alta na inflação dos meses anteriores. A  queda dos preços do petróleo no mercado internacional também se mostraram favoráveis ao mercado brasileiro.

A TradeMap também pesquisou outros métodos de investimento, e concluiu que as maiores perdas de valor real foram o bitcoin, que perdeu 58,50% em poder de compra nos 12 meses. A Bolsa de Valores brasileira também registrou queda, com 7,48% de desvalorização.

As moedas internacionais também sofreram com a perda de valor no último mês. O euro, ouro e dólar tiveram quedas de 21,62%, 11,91% e de 7,25%.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Fonte: IG ECONOMIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias