Mato Grosso,

sexta-feira, 26

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasCriança de 2 anos morre à espera de UTI em Cuiabá e...

Criança de 2 anos morre à espera de UTI em Cuiabá e hospital diz que não tinha vaga

G1

Um menino de dois anos sofreu uma parada cardíaca e morreu enquanto aguardava um leito de Unidade Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, neste domingo (16), em um hospital particular de Cuiabá.

A criança deu entrada na unidade em estado grave sendo levada por uma ambulância particular, com uso de ventilação mecânica contínua, segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil. Porém, o médico plantonista informou aos pais da criança que o hospital estava sem condições de recebê-lo devido à lotação dos leitos.

De acordo com a polícia, os pais foram orientados a tirarem o menino do hospital e levá-lo a outra unidade de saúde, mas ele sofreu uma parada cardíaca e morreu. A equipe médica no local realizou o procedimento de reanimação, mas sem sucesso.

Em nota, o Hospital e Maternidade Femina confirmou a superlotação da UTI pediátrica por causa da pandemia da Covid-19 e do surto de gripe H3N2.

“O hospital lamenta o ocorrido e esclarece que fez o possível para estabilizar o paciente até a liberação de um leito ou a sua devida transferência”, diz.

Em razão do novo pico da pandemia, o hospital enfrenta lotação das UTIs para crianças, por isso, foi solicitada a transferência do menino.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) acompanha o caso.

Pandemia de Covid-19 e epidemia de gripe

Houve um aumento de 233% nas consultas diárias em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Policlínicas, em Cuiabá, na última semana de dezembro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Antes, a média diária era de 150 atendimentos, mas com o aumento de casos de gripe Influenza H3N2 e da variante ômicron da Covid-19, as unidades chegaram a atender cerca de 500 pessoas diariamente.

Em relação às crianças, duas mortes por Covid-19 foram registradas em Mato Grosso desde o começo da pandemia, de acordo com dados dos Cartórios de Registro Civil do estado. Os dados são de março de 2020 até a primeira semana de 2022.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A primeira criança vítima da Covid era um menino de seis anos. Já a segunda vítima, era também um menino, mas com 10 anos.

vacinação infantil contra o novo coronavírus está começando no estado. As doses pediátricas da Pfizer já chegaram em Mato Grosso e foram distribuídas aos municípios que são responsáveis pela aplicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias