Mato Grosso,

sexta-feira, 26

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasJuíza defende maior participação da mulher nas políticas públicas

Juíza defende maior participação da mulher nas políticas públicas

Há 91 anos as brasileiras ganharam definitivamente o direito de exercer a democracia por meio do voto. Neste contexto, muitas de nossas antepassadas não tiveram a chance de eleger seus representantes. Votar parece algo tão simples, e o que hoje é um direito de todos independente de raça, gênero ou identidade, antigamente era um privilégio de homens brancos e ricos.

A juíza de Mato Grosso Amini Haddad Campos que há 23 anos atua na justiça, inclusive foi indicada por organizações sociais e jurídicas a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, destaca que o dia 03 de novembro precisa ser relembrado e comemorado.

“Nós temos que lembrar grandes nomes, Carlota Queirós e Bertha Luz. São pessoas que alimentaram grandes ações nacionais no Brasil, a partir dessa luta do direito do voto. Temos que falar sobre o assunto e comemorar o que já conquistamos”, ratificou a magistrada.

A juíza ressaltou a importância de trabalhar a equidade representativa nos poderes e junto aos gestores executivos do país. “Temos muito a fazer ainda e precisamos frisar que esta data é símbolo de cidadania às mulheres. Porém é mais que isso, é um dia para destacar os direitos humanos, ou seja, é uma pauta de todos nós”, explicou Amini.

Para ela o termo votar, vai além do ato de escolher representantes em eleições. “Quando falamos em voto, falamos em participar das políticas públicas, participar das políticas de Estado. É primordial envolver as mulheres nas ações que são relevantes para nosso país e para mundo como um todo.”

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“O ato de cidadania não se encerra. Após cada eleição, existe uma continuidade de ações (de interesse público e social). Há a necessidade de decisões que marcarão as políticas de equidade na comunidade e no país. Precisamos participar de todas as fases, inclusive na qualidade de gestoras públicas (Prefeitas, Governadoras, Presidentes da República), bem como nas delimitações legislativas e nas políticas judiciárias. Todos os espaços de Poder devem contar com a participação mais equânime de mulheres”, enfatizou.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil a maior parte do eleitorado brasileiro são mulheres, mesmo assim o país ocupa a nona posição, entre os onze países latino-americanos, no que diz respeito à participação política feminina.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias