Mato Grosso,

sexta-feira, 26

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDeputado propõe criação de Ganha Tempo Rural para municípios ligados ao setor...

Deputado propõe criação de Ganha Tempo Rural para municípios ligados ao setor produtivo

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Os municípios mato-grossenses, cujo setor produtivo se consolidou como uma das principais fontes de geração de emprego e renda, poderão ser contemplados com a criação do Ganha Tempo Rural.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), na sessão plenária de quarta-feira (22), através da Indicação 6580/2021.

Ao defender a criação das unidades voltadas ao homem do campo, o parlamentar citou as dificuldades enfrentadas por pequenos e médios produtores rurais durante procedimentos como a busca por informações relacionadas à regularização fundiária, obtenção de licenças ambientais, emissão de guias, entre outros.

“O agrupamento de várias instituições em um único local facilita o trânsito desses produtores, em especial daqueles que residem em regiões de difícil acesso. Diante disso, é imprescindível os esforços conjuntos da União, governo do estado e prefeituras municipais”, explica Dal Molin.

Segundo o parlamentar, entre as instituições e autarquias que devem compor o Ganha Tempo Rural estão: Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Adjunta de proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além de secretarias municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, entre outras autarquias ligadas direta e/ou indiretamente ao setor produtivo.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Na mesma indicação, o parlamentar sugere a implementação de uma unidade volante capaz de oferecer atendimento “in loco” nas propriedades, incluindo assentamentos rurais, glebas, comunidades agrícolas, e congêneres.

“Nossa proposta é garantir um atendimento de qualidade e igualitário. Desta forma estaremos incentivando toda cadeia produtiva, ou seja, desde aquele pequeno sitiante que se dedica a produção de hortaliças e piscicultura, até o produtor de grãos”, destaca Xuxu Dal Molin. 

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias