Mato Grosso,

terça-feira, 30

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasPresidente da AMM solicita apoio para cumprimento de decreto estadual nos municípios

Presidente da AMM solicita apoio para cumprimento de decreto estadual nos municípios

Após o anúncio das novas medidas de restrição estabelecidas pelo Governo de Mato Grosso  para conter o avanço da Covid-19, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, pediu apoio do Governo do Estado para ajudar os municípios a cumprirem as novas normas. O pedido foi feito durante reunião virtual nesta segunda-feira (1), com a participação do governador Mauro Mendes e prefeitos.

As medidas vão vigorar nos próximos 15 dias e começam a partir desta terça-feira, 02 de março. Entre as normas estão o funcionamento do comércio, de segunda a sexta, das 5h às 19h, aos sábados das 5h às 12h, com fechamento aos domingos. As escolas poderão funcionar no sistema híbrido, mas com o compromisso de adoção de protocolos de biossegurança. As Polícias Civil e  Militar serão  autorizadas a dispersar todo tipo de aglomerações, incluindo bares e restaurantes. Os condomínios também serão autuados, se permitires festas particulares em áreas comuns de circulação de moradores.

Está também previsto o encaminhamento de Projeto de lei para definir multa às pessoas físicas por aglomerações  e desrespeito ao toque de recolher e às pessoas jurídicas que desrespeitarem as regras (proporcional ao número de clientes). O delivery está autorizado até as 22 horas, bem como a ida de uma pessoa por família ao supermercado.

 O presidente Neurilan Fraga sugeriu uma força-tarefa com a participação das polícias Militar e Civil para que as medidas sejam efetivamente cumpridas nos municípios. “Os prefeitos estão preocupados com o crescimento no número de casos de Covid-19 e as medidas anunciadas são necessárias para conter a disseminação da doença. Porém, entendemos que o apoio do Governo também é imprescindível para que as regras sejam cumpridas, conscientizando a população, a classe empresarial e os demais segmentos locais”, assinalou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apresentados durante a reunião virtual apontam que a taxa de ocupação de leitos de UTI tem crescido no Brasil e que em Mato Grosso já há a ocupação de 87,95% dos leitos. Na esfera nacional, quase 20 estados já se aproximam dos 100% de ocupação das UTIs.

O governador Mauro Mendes disse que  as medidas podem ser ampliadas pelos prefeitos, mas não flexibilizadas, podendo ser intensificadas de acordo com e evolução do cenário da pandemia. Mendes disse que não é o momento de radicalizar, mas é necessário reforçar as medidas preventivas e a fiscalização.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias