Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesSecretário: A situação em MT será dramática nos próximos dias

Secretário: A situação em MT será dramática nos próximos dias

Não há como o Estado aumentar a capacidade de leitos de UTI para covid antes de 20 dias

RepórterMT

Secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo prevê falta de UTIs nos próximos dias.

O secretário de Estado de Saúde (SES-MT) Gilberto Figueiredo disse à imprensa, nesta quinta-feira (14), que “o cenário em Mato Grosso será dramático nos próximos dias, porque não há condições técnicas de ampliação com velocidade de novos leitos de UTIs”.

Cerca de 69% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) públicas, já estão ocupadas no estado e só 141 leitos de UTIs disponíveis não serão suficientes. Na previsão dele faltarão leitos de UTI em menos de 15 dias no Estado.

“Precisa de estrutura física, precisa de equipamentos e precisa principalmente dos profissionais especializados que faltam no Brasil inteiro”, disse Gilberto explicando que só para implantar os novos leito demora de 20 a 30 dias.

Mato Grosso, lembrou o secretário, já estava numa curva descendente para pode desativar os leitos e fazer as cirurgias eletivas e ampliar os leitos para as demais enfermidades.

Gilberto argumenta que estão tendo que reverter isso e que aqui no Estado “até aqueles que têm planos de saúde também já não conseguem mais encontrar um leito privado e muitos mesmo tendo plano estão recorrendo à rede pública”.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“A população está apostando se vai ou nao precisar de leito”, lamentou ao completar que “está se comportando como se a pandemia não existisse” com fotos nas redes sociais, viajando e curtindo na praia. Ele emendou que a proliferação da transmissão acontece por esse motivo.

“Se nós conseguíssemos o nível de isolamento social intenso: todo mundo usando máscara, higienizando as mãos. Isso não teria acontecido, mas já se perdeu o controle, a população não corresponde mais às medidas não farmacológicas ensejadas em qualquer decreto”, orientou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias