Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoProjeto da Escola Técnica de Sinop utiliza horta como espaço pedagógico

Projeto da Escola Técnica de Sinop utiliza horta como espaço pedagógico

.

A produção de uma horta escolar como incubadora para desenvolver atividades didático-pedagógicas foi adotada como projeto pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) de Sinop (a 500 km de Cuiabá).  A iniciativa foi concretizada por meio de parcerias, sem gastos públicos.

A horta foi criada em fevereiro deste ano, envolvendo alunos e servidores da escola, para a realização de aulas práticas do curso de aperfeiçoamento de Hortas Agroecológicas. Idealizada pela professora de Biologia, Luziane de Abreu Nachban e a coordenadora da ETE, Maria Luiza Troian, a iniciativa conta com o apoio do grupo GAIA (Rede de Cooperação para sustentabilidade) e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem).

Segundo a professora Luziane, a ideia é estimular o ensino sobre a produção sustentável e saudável de alimentos, sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos. E ainda promover uma discussão sobre horticultura e as possibilidades de produção em locais urbanos, incluindo pequenos espaços. 

“Usamos apenas adubos orgânicos e realizamos o controle de pragas com produtos caseiros e naturais. Além de orientar aos participantes quanto à produção de pequenas hortas, que podem ser construídas em sacadas, varandas, potes, vasos, entre outros, deste modo o aluno pode replicar em casa”, explicou.

O espaço funcionará como uma incubadora de produção agroecológica, para a realização de atividades dos alunos de diversos cursos de Qualificação Profissional e Técnicos, além de oficinas e visitas técnicas, possibilitando a troca de experiências e construção de conhecimentos.

De acordo com a coordenadora da ETE, Maria Luiza, muitas pessoas buscavam conhecimento no segmento de produção de hortas agroecológicas, sem uso de agrotóxicos, o que se evidenciou neste período de pandemia da Covid-19 em que as pessoas querem consumir mais alimentos saudáveis. A ideia vai além de ensinar o cultivo e estimular o consumo de hortaliças, pois a produção pode ser uma fonte de renda, por meio das vendas destes produtos.

“Por conta da pandemia, mais pessoas querem adotar o cultivo de plantas e hortas caseiras, como forma de ter uma ocupação e ainda poder aumentar a renda. Além disso, fomenta o consumo de alimentos saudáveis e torna o ambiente doméstico mais bonito e com um ar mais puro. Assim os lares se tornaram extensão do campo e a natureza começa a dar vida em nossos quintais”, disse ela.

A diretora da unidade, Ivanir Latanzi de Oliveira, explica que a ação se concretizou após a escola receber o aporte financeiro necessário por meio de uma parceria com a Organização não Governamental (ONG), Fundo Socioambiental CASA.

“Atuamos em busca de manter nossas atividades e criar novos projetos sem onerar os cofres públicos, como neste caso, em que cultivamos a horta sem recursos do governo, com o propósito de fortalecer a produção de alimentos, visando gerar renda e construir um importante espaço de aprendizado para os cursos de qualificação profissional”, falou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Além disso, o projeto vai de encontro às determinações da Lei Estadual nº 10.824/19 sancionada pelo governador Mauro Mendes, que dispõe a Política Estadual de Apoio à Agricultura Urbana em Mato Grosso. O principal objetivo é desenvolver uma política de segurança alimentar e nutricional da população, com o fomento a Agricultura Urbana, por meio de cultivo de hortaliças, plantas medicinais, frutíferas e flores, além da piscicultura e a produção artesanal de alimentos e bebidas.

Segundo as idealizadoras do projeto, quando a horta começar a produzir em grandes quantidades, os produtos deverão ser doados a entidades carentes.

 

 

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias