Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasCoronavírus: Três meses depois do primeiro caso confirmado em Tapurah

Coronavírus: Três meses depois do primeiro caso confirmado em Tapurah

.

Há exatos três meses, Tapurah confirmava que o coronavírus havia chegado a cidade, o primeiro caso de COVID-19 foi registrado pela secretaria municipal de Saúde no município. Muita coisa mudou em três meses. Antes o vírus ainda era algo distante visto na televisão pelos tapuraenses. Quem ousava vestir uma máscara na rua recebia olhares desconfiados.

Se agora boa parte dos serviços já voltou a funcionar, o “novo normal” é bem diferente do que o de 90 dias atrás. As máscaras tornaram-se uso obrigatório em todos os lugares, o uso do álcool em gel virou hábito em entradas de supermercados, casas, comércios e item de bolos das pessoas, os aferidores de temperatura também já não assustam mais a população.

O Prefeito Iraldo Ebertz criou o Comitê de Enfretamento ao coronavírus, onde é tratado as ações a serem tomadas pela administração, visando medidas de prevenção de contágio pelo coronavírus no município. O Comitê é presidido pelo Prefeito do Município e composto por representante da Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato Rural, Associação Comercial Polícia Militar, Polícia Civil, Hospital Municipal e Conselho Municipal de Saúde.

O secretário da Saúde, Marco Felipe conta que desde o surgimento da pandemia, estudos e pesquisas têm sugerido que o uso de alguns medicamentos, até então utilizados para o tratamento de outras doenças, podem ter algum nível de eficácia no tratamento da Covid-19.

“Criamos um protocolo de medicação aos contaminados, todos os médicos e a equipe técnica da saúde foram capacitados. O objetivo é oferecer uma diretriz aos profissionais no diagnóstico e tratamento dos pacientes na rede municipal de saúde. Realizamos muitos testes, de acordo com o protocolo de saúde, as Unidades Básicas também realizam os testes rápidos, cada caso é analisado pelos profissionais, estamos até ampliando o horário dos Posto de Saúde 1 e 3 até as 20h30 para que toda a população seja atendida”, complementa o Secretário.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Baseado em estudos científicos e em experiências efetivas que já aconteceram em outras regiões do estado, o protocolo consiste em orientar sobre quais os medicamentos poderão ser utilizados.   O tratamento deverá associar sintomas característicos apresentados nas fases da doença no âmbito ambulatorial aos medicamentos recomendados. Para o paciente ter acesso aos medicamentos, será necessária a prescrição médica.

Tapurah até o dia de hoje, 07 de agosto tem 274 pessoas curadas, 07 óbitos e 88 casos ativos da doença, totalizando 373 casos do novo coronavírus. O mais importante é reforçar as medidas de higiene, a lavagem adequada das mãos; cuidados com a proteção dos olhos, nariz e boca; o uso de álcool gel; a etiqueta da tosse, cobrindo a boca com a parte interna do braço. Tudo isso é muito importante para que consigamos manter um risco menor às exposições.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias