Mato Grosso,

domingo, 19

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasPrefeitura decreta estado de calamidade pública em São José do Rio Claro

Prefeitura decreta estado de calamidade pública em São José do Rio Claro

.

O prefeito Valdomiro Lachovicz declarou situação de calamidade pública devido o enfrentamento do coronavírus em São José do Rio Claro. A divulgação foi feita por meio do decreto nº 052/2020, publicado nesta quinta-feira (02), no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Mato Grosso (DOEM-MT) e vigorará por prazo indeterminado.

De acordo com o documento oficial, a decretação no âmbito da Administração Pública Municipal ocorre em razão dos impactos socioeconômicos e financeiros decorrentes da pandemia, inclusive para os fins prescritos no art. 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/00).

O dispositivo prevê a suspensão da contagem de prazos, além de dispensa do atingimento dos resultados fiscais e de limitação de empenho. Serão dispensados, ainda, os limites, condições e restrições, seja para a contratação e aditamento de operações de crédito, concessão de garantias, bem como a contratação entre entes da Federação e o recebimento de transferências voluntárias. As situações são respaldadas pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), constantes na Lei Complementar Federal 173, de 27 de maio de 2020.

Caso o decreto seja reconhecido pelas autarquias estaduais, o Poder Executivo passa a ter acesso a recursos da União e a benefícios sociais antecipados, além de poder adiar o pagamento de empréstimos federais, observadas as diretrizes normativas.

Os atos e despesas devem ser fiscalizados pelas comissões próprias que acompanham os trâmites e encaminham seus relatórios para conhecimento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Com a declaração de calamidade pública, é possível, por exemplo, simplificar os procedimentos licitatórios para aquisição de medicamentos e equipamentos, contratações em infraestrutura e aplicar recursos serviços essenciais para garantir a segurança sanitária da comunidade rio-clarense.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Ressalta-se que a Administração tem adotado medidas preventivas extremadas e buscado equipar o segmento da Saúde diante do número crescente dos casos da Covid no município, que quantifica 36 confirmações, 53 monitoramentos, 43 suspeitos com Síndrome Gripal e um óbito registrado no último boletim epidemiológico (SESAS/SJRC n° 102/2020).Segundo dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 20.664 habitantes.

O decreto municipal n° 052/2020 passa a valer desde o dia 01 de julho e vigorará enquanto durar a situação de emergência. 

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias