Mato Grosso,

sexta-feira, 26

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCidadesArenápolis apresenta dois novos casos suspeitos de Coronavírus e retorna as barreiras...

Arenápolis apresenta dois novos casos suspeitos de Coronavírus e retorna as barreiras sanitária com repercussão estadual


Secretaria de saúde de Arenápolis divulgou nesta terça (26), o surgimento de dois novos casos suspeitos de coronavírus em Arenápolis.

Após notificação pelas unidade de saúde do município, foram acionados o laboratório municipal para realização da coleta de swab da cavidade nasal e orofaringea.

É o teste padrão-ouro para o diagnóstico de infecção por coronavírus, cuja técnica detecta o RNA viral em amostras coletadas por swab da cavidade nasal e orofaringe, por aspirado de secreção da nasofaringe ou até de vias aéreas inferiores. Até esse momento, é considerado o método de referência no Brasil para confirmar COVID-19. Apresenta como desvantagens o tempo necessário entre a coleta e a disponibilização do resultado, além da necessidade de estrutura laboratorial e de equipe técnica qualificada para sua realização.

O RT-PCR permanece sendo o teste de escolha para pacientes sintomáticos na fase aguda. O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja coletado entre o 3º e 7º dias de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior, podendo ser coletado até o 10º dia.  Após o sétimo dia a positividade do RT-PCR começa a cair, chegando a 45% entre os dias 15 e 39.

Possui alta sensibilidade e especificidade, especialmente nos primeiros dias de sintomas. Casos com RT-PCR positivo não necessitam realizar investigação diagnóstica complementar, esses casos devem ser tratados como casos confirmados de COVID-19. Porém, testes falsos negativos são possíveis.

Vários fatores podem levar a um resultado negativo em um indivíduo infectado, incluindo:

• Má qualidade da amostra, contendo pouco material do paciente;

• A amostra foi coletada em uma fase muito precoce ou tardia da infecção;

• A amostra não foi manuseada e enviada adequadamente;

• Razões técnicas inerentes ao teste, como mutação do vírus ou inibição de PCR.

Após várias reuniões entre os municípios da região, hoje foi dado o retorno as barreiras sanitária com repercussão no Estado.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Veja o vídeo:

Galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias