Mato Grosso,

domingo, 12

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDr. João pede urgência na reabertura de UTI pediátrica em Tangará da...

Dr. João pede urgência na reabertura de UTI pediátrica em Tangará da Serra

.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Dr. João (MDB) apresentou em sessão plenária, Indicação nº 1356/2020 que solicita com urgência a reabertura da UTI pediátrica do Hospital e Maternidade Clínica da Criança em Tangará da Serra. A UTI pediátrica do hospital foi fechada em 2018 em decorrência de um incêndio e desde então se encontra fechada.

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Clínica da Criança conta estrutura física e funcional com total de dez leitos neonatal e cinco pediátrico, prontos para acolher os pacientes, além de equipe médica e multidisciplinar que acompanham e reavaliam diariamente o tratamento de maneira segura. Atualmente a maioria das crianças da região que precisa de uma UTI é obrigada a se transpor para outra região, principalmente Cuiabá.

O Estado de Mato Grosso perdeu, nos nove últimos anos, 21,5% dos leitos de internação pediátrica, que são destinados a crianças que precisam permanecer no hospital por mais de 24 horas. Em 2010 eram 1.144 leitos e em maio deste ano apenas 897. Índice de redução nas vagas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é maior e chega a 22,6%, pois eram 652 e hoje são 498. Na rede particular também houve redução de 232 para 192, ou 17,2%. A situação de Cuiabá é pior que do Estado, pois a perda foi de 38,1% dos leitos de internação para crianças e adolescentes.

No Centro-Oeste, Cuiabá foi a que menos teve leitos pediátricos desativados, passando de 220 para 136 ou 84 a menos. Desse total, 63 foram fechados na rede pública e 21 na rede privada. O levantamento é da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que também revela o número de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Hoje Mato Grosso possui 209 leitos de UTI neonatal, entre públicos e privados, o que representa 3,6 leitos a cada mil prematuros nascidos vivos.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

De acordo com a estimativa do Departamento Científico de Neonatologia da SBP, a proporção ideal de leitos de UTI neonatal é de no mínimo 4 leitos para cada grupo de mil nascidos vivos. Se considerados apenas as UTIs neonatal do SUS; Mato Grosso tem apenas 1,36 vagas para cada mil prematuros.

Para o deputado é necessário regionalizar os leitos de UTI nas cidades, afim de melhorar o atendimento e o acesso. O parlamentar ressaltou ainda que com a atual situação do país em relação à pandemia do coronavírus (covid-19) a região de Tangará da Serra precisa de mais leitos disponíveis para pacientes com outros tipos de doenças.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias