Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDeputado sugere implantação de Central de Telemedicina 24h em Mato Grosso

Deputado sugere implantação de Central de Telemedicina 24h em Mato Grosso

.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Uma das propostas no enfrentamento à pandemia do coronavírus (Covid-19) é a implantação pelo governo de Mato Grosso de uma Central de Telemedicina 24 horas. O objetivo é oferecer atendimento à população, nos casos considerados mais leves, a partir de teleconsulta, teleorientação e telemonitoramento.

“O Ministério da Saúde nos informou que mais de 90% dos casos apresentarão sintomas leves, e que podem ser tratados em postos de saúde ou na própria residência, com a ajuda da telemedicina, o que inclusive vai ajudar muito na não propagação do vírus nos hospitais e clínicas médicas”, pontou o deputado estadual Dr. Gimenez (PV).

Durante a sessão desta quarta-feira (01), o parlamentar explicou que recentemente o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade e a eticidade na utilização deste mecanismo de atendimento, em caráter excepcional e enquanto durar a batalha no combate ao Covid-19, para poupar vidas.

“A iniciativa visa ainda proteger os profissionais de saúde, sobretudo os médicos, de se contaminarem durante os atendimentos que poderiam ter sido feitos remotamente, um exemplo é da Comissão Nacional de Saúde da China, que informou que mais de 1,7 mil profissionais da saúde foram infectados pelo vírus no ambiente de trabalho”, frisou o parlamentar.

Ele, que é do grupo de risco (68 anos e cardíaco), vem trabalhando desde o dia 23 de março, conforme orientação da Assembleia Legislativa, de casa (remotamente – online) para evitar qualquer tipo de contágio. “Neste momento, trabalhamos com prevenção, pois estamos no momento mais delicado da pandemia”.

Cadastro de trabalho voluntário – Outra indicação apresentada nesta semana pelo Dr. Gimenez diz respeito à abertura de inscrições para o trabalho voluntário de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e estudantes destes cursos para auxiliar o Estado durante o enfrentamento ao coronavírus.

A proposição busca sanar o baixo número de profissionais da saúde que atuam hoje na saúde pública, também segue a mesma linha do Estado do Rio de Janeiro, onde o governo abriu cadastramento de voluntários e em poucos dias obteve cerca de 16 mil inscrições de profissionais interessados em contribuir, durante o momento caótico.

“Este é um momento caótico, em que todos estão se prontificando a ajudar como podem, essa proposta já vem sendo utilizada em outros estados e pode auxiliar Mato Grosso nesse momento, penso que toda ajuda é bem-vinda, mas alerto para que essas pessoas tenham a devida proteção para não se contaminarem”, disse o parlamentar.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Cenário estadual e nacional – Nesta terça-feira (31), o Governo Federal confirmou 5.717 casos de Covid-19 no Brasil e 201 óbitos oriundos da doença. Em Mato Grosso, há 25 casos confirmados da Covid-19: Cuiabá (18), Rondonópolis (4), Nova Monte Verde (1) e Várzea Grande (2). Apenas oito estão hospitalizados. Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais.

Outras informações na Central da Saúde do Estado: 0800-647-1223, das 7h às 19h.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias