Com o objetivo de traduzir as etapas da votação eletrônica, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) elaborou um material em linguagem simples que será afixado em todos os locais de votação de Cuiabá, no 2º turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorre neste domingo (27.10). O conteúdo foi feito por meio do Laboratório de Inovação do TRE-MT, Agora Quãndo Lab!?, com o apoio da Rede InovaGov e do Linguagem Simples Lab.
No cartaz A3, são detalhados todos os procedimentos de segurança que envolvem o processo eletrônico de votação, desde aqueles realizados antes, como os do dia da eleição quanto os posteriores. Na etapa antecedente, por exemplo, são explicados como ocorrem: a abertura do código-fonte, Testes Públicos de Segurança da urna (TPS), teste de confirmação do TPS, lacração dos sistemas eleitorais, preparação das urnas, publicação da tabela de correspondência, conferência dos sistemas eleitorais e seleção das urnas que serão auditadas.
Já no dia da votação, estão descritos os procedimentos de: Teste de Integridade, Teste de Autenticidade, Zerézima, Boletim de Urna e Boletim na Mão. E, após a eleição, estão explicados como funcionam o resultado e a entrega dos dados.
Além disso, o grupo também elaborou um folder que será entregue aos/às participantes do sorteio/escolha das seções eleitorais que terão as urnas submetidas ao Teste de Integridade neste segundo turno, no sábado (26.10), às 8h, no Plenário do TRE-MT. Os dois materiais também estão disponíveis em PDF e podem ser baixados nos seguintes links: Cartaz e Folder.
A idealizadora do projeto, que é servidora do TRE-MT e integrante do AgoraQuãndo!? Lab, Marcela Lopes, disse que o material foi uma forma de facilitar a comunicação sobre um processo que tem etapas técnicas e complexas. “A Justiça Eleitoral, apesar de ter muita confiança no processo eleitoral, tem o desafio de comunicar, porque a segurança da votação eletrônica é complexa por natureza. Então, explicar isso de forma simples é um grande desafio e, tendo o auxílio de especialistas que se juntaram ao projeto, a gente conseguiu traduzir de uma forma acessível para a população um processo que é realmente complexo, utilizando a linguagem simples para cada um que queira entender como funciona realmente compreenda”.
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
O coordenador do AgoraQuãndo!? Lab, juiz Aristeu Dias Batista Vilella, elogiou a iniciativa. “Quando pensamos em inovação não necessariamente precisamos elaborar grandes projetos tecnológicos. Concretizar ideias inovadoras que nos conectem com as pessoas e alinhem as práticas do TRE-MT a tendências como essa da linguagem simples também faz parte de uma postura inovadora. Parabenizo aos envolvidos e envolvidas neste importante projeto”.
Para a fundadora do Linguagem Simples Lab e embaixadora da Rede InovaGov, Joseane Aparecida Corrêa, o projeto aproxima a sociedade da Justiça Eleitoral. “Além disso, fortalece a confiança do povo em um instrumento fundamental da nossa democracia: o processo eletrônico de votação. Foi com muito prazer que observei o trabalho de especialistas em várias áreas para esse excelente resultado. Parabéns a todas as pessoas envolvidas”, destacou.
O grupo envolvido na elaboração do material é formado por:
– Marcela Lopes, servidora do TRE-MT e integrante do AgoraQuãndo!? Lab
– Joseane Aparecida Corrêa, Fundadora do Linguagem Simples Lab, auditora fiscal do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Time volante Lá-BORA! Gov, Gestora da Rede Linguagem Simples Brasil e Embaixadora da Rede InovaGov.
– Yna Honda, Chefe de Cartório da 50ª Zona Eleitoral do Paraná e membro do Núcleo Gestor do Linguagem Simples Lab
– Sidan O Rafa, artista, facilitador gráfico e consultor em comunicação no setor público.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: Foto que mostra, em destaque, o folder com o conteúdo da votação eletrônica em linguagem simples, nas mãos de uma mulher, que aparece, em segundo plano desfocado, lendo o folder. Atrás dela, tem um mural com alguns recados afixados e um adorno de lâmpada acesa, também desfocados.
Fonte: TRE – MT