Mato Grosso,

sábado, 16

de

maio

de

2026
No menu items!


 

InícioGeralDefesa fortalece Base Industrial com convênio para exportações estratégicas

Defesa fortalece Base Industrial com convênio para exportações estratégicas

Brasília (DF), 30/3/2026 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, participou, nesta segunda-feira (30), em Brasília (DF), da assinatura de convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde). O acordo, no valor de R$ 19,6 milhões, tem como objetivo impulsionar as exportações do setor de defesa e segurança, ampliando a presença de empresas brasileiras em mercados estratégicos. O documento foi firmado pelo presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, pelo presidente da Abimde, Luiz Teixeira, e contou ainda com a assinatura do ministro da Defesa, José Mucio.

Na ocasião, o ministro José Mucio destacou que o fortalecimento do país passa pelo investimento em áreas estruturantes do desenvolvimento nacional. “Vejo defesa na educação, na ciência, na tecnologia e nas oportunidades. Temos muito a crescer”, afirmou. O convênio prevê o apoio a 74 empresas ao longo de dois anos, cerca de 40% já exportadoras, por meio da participação em feiras internacionais e da realização de projetos compradores. 

A iniciativa será executada em articulação com o Ministério da Defesa, responsável pela estratégia de longo prazo do setor, conforme estabelece a Portaria nº 1.456/2026, e com o Ministério das Relações Exteriores, que atua na aproximação com governos estrangeiros.

Ao destacar a relevância do acordo, o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Heraldo Luiz Rodrigues, ressaltou que a exportação é essencial para a sustentabilidade da indústria de defesa brasileira. “Uma indústria de defesa precisa da exportação para ter vida. Ela não consegue sobreviver apenas com o recurso interno do país, pois fica dependente do orçamento da União, que muitas vezes oscila. Então, esse acordo é um instrumento fundamental e essencial para o crescimento das nossas indústrias”, disse.

Portaria 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A portaria estabelece diretrizes para a atuação do Ministério da Defesa (MD) em operações comerciais de exportação e de prestação de serviços técnicos relacionados a produtos de defesa produzidos no Brasil, conduzido por empresas estatais vinculadas. 

A norma organiza procedimentos, como a manifestação de interesse por governos estrangeiros e a participação de empresas estatais nas negociações, além de reforçar o papel da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) na articulação institucional e no apoio à Base Industrial de Defesa.

Em alinhamento a essa estratégia, o convênio firmado entre ApexBrasil e Abimde reforça a promoção comercial do setor e amplia a inserção internacional das empresas brasileiras, evidenciando a atuação coordenada entre a organização institucional das exportações e as ações de fomento ao fortalecimento da indústria nacional de defesa.

Por: Daniel Lima 
Fotos: Luis Carbo

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070

Fonte: Ministério da Defesa

Últimas notícias