Mato Grosso,

sábado, 16

de

maio

de

2026
No menu items!


 

InícioDestaquesEve, da Embraer, realiza primeiro voo de protótipo de carro voador do...

Eve, da Embraer, realiza primeiro voo de protótipo de carro voador do Brasil

Power Mix

O protótipo do “carro voador” da Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, realizou seu primeiro voo nesta sexta-feira (19) em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. O teste marcou o início da fase de voos experimentais da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

Durante o voo inaugural, foram testados os sistemas de propulsão, controles fly-by-wire e a arquitetura da aeronave. Segundo Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve, o protótipo se comportou conforme esperado, permitindo avançar para as próximas etapas de voo sustentado pelas asas.

A empresa, que já possui cerca de 3.000 pedidos potenciais, planeja iniciar entregas e obter a certificação em 2027. Seis protótipos adicionais serão usados na campanha completa de testes.

Na manhã desta sexta, as ações EMBJ3 da Embraer subiam 1,23%, a R$ 87,87, impulsionadas pelo progresso do projeto.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Últimas notícias