Mato Grosso,

domingo, 19

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoComunidade Quilombola de Matacavalo recebe mutirão da Justiça Eleitoral

Comunidade Quilombola de Matacavalo recebe mutirão da Justiça Eleitoral

Teve início, nesta quinta-feira (25.04), o mutirão de atendimento da 20ª Zona Eleitoral na comunidade Quilombola de Matacavalo, que fica no município de Nossa Senhora do Livramento. Os atendimentos ocorrem até às 11h desta sexta-feira (26.04), na Escola Estadual Tereza Conceição Arruda, com a expectativa de atender, no total, aproximadamente 150 pessoas.

Neste primeiro dia, a procura foi grande e dentre as pessoas atendidas, estava o agricultor Edivaldo Dias Gonçalves Bispo. Com o título cancelado desde 2010, ele viu no mutirão a oportunidade para regularizar a situação. De acordo com ele, ter acesso aos serviços dentro da comunidade estimula a participação cidadã. “Eu acho muito correto e é muito legal porque para o pessoal se deslocar daqui para a cidade fica muito complicado e aí, acaba gerando uma falta de interesse das pessoas, devido à dificuldade que tem. Então, ter o mutirão aqui é muito bom”. Com o título regular em mãos, Edivaldo Bispo garantiu que está pronto para acompanhar o processo eleitoral e votar naqueles ou naquelas que considerar mais preparados para melhorar a vida da comunidade em que vive.

A moradora da comunidade Sirlene Otávio de Freitas também procurou o mutirão para cadastrar a biometria. “Para a gente, foi melhor o atendimento aqui porque não temos condições de ir na cidade para fazer isso, porque tem que pagar transporte, então é mais difícil”, avaliou, acrescentando que irá participar das Eleições Municipais 2024.

A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, acompanhou o primeiro dia de mutirão na comunidade de Matacavalo. “É realmente muito importante essa proposta do TRE e também do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que é uma política de inclusão. Geralmente, essas comunidades ficam mais distantes da sede do município onde ficam as Zonas Eleitorais, então, quando trazemos o Cartório Eleitoral para dentro dessas comunidades, certamente estamos exercendo a nossa obrigação, que é a inclusão social dos cidadãos e cidadãs”, afirmou. Ela também elogiou a organização da escola e conheceu os projetos, como a horta, a Casa de Cultura e ouviu as lideranças locais, que fortalecem o trabalho educacional local.

O juiz da 20ª Zona Eleitoral de Várzea Grande, Carlos Roberto Barros de Campos, destacou o esforço da equipe para propiciar o mutirão no local. “É um esforço muito grande, tivemos algumas dificuldades que nós vencemos, como a questão da internet, no início, porque se trata de uma zona rural, mas isso só nos incentivou a ter mais vontade e a alegria de fazer e está dando tudo certo. Isso representa acessibilidade, nós temos que chegar até o eleitor e eleitora e nós sabemos que quem mora aqui tem a dificuldade para ir até o cartório”.

A diretora da escola, Rosângela de Campos Silva, ressaltou que o mutirão agiliza o atendimento para as pessoas da comunidade. “Levando em conta que as pessoas que residem aqui na comunidade têm dificuldade de chegar até a cidade, esse mutirão é de suma importância. A gente fica muito feliz de receber a equipe do Tribunal e auxiliar a promover a cidadania, porque tudo o que a gente vive hoje é em decorrência da política, então a gente precisa ter essa consciência”.

Segundo a presidente da Associação dos Moradores do Quilombo de Matacavalo, Ana Paula da Costa, a iniciativa da Justiça Eleitoral é uma forma de incentivar a participação política da comunidade que, atualmente, é formada por cerca de 500 pessoas. “Querendo ou não, a nossa comunidade é bem carente, e o pessoal tem essa dificuldade de ir até a cidade para conseguir o atendimento, então, esse mutirão aqui na comunidade facilita muito”.

Jornalista: Nara Assis

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

#PraTodosVerem: Foto em que aparecem, de costas, dois atendentes da Justiça Eleitoral, sentados atrás de mesas, com computadores em cima, em uma sala de aula. À frente deles, aparecem a corregedora regional eleitoral e o juiz eleitoral, de pé, e uma eleitora sentada em frente ao atendente, e atrás aparecem algumas pessoas aguardando atendimento.

1/ Galeria de imagens

Fonte: TRE – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias