Mato Grosso,

terça-feira, 30

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasGoverno vai notificar 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico

Governo vai notificar 3,4 milhões de motoristas que não fizeram exame toxicológico

Agora MT

A Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), do Ministério dos Transportes, vai retomar as notificações aos motoristas habilitados nas categorias C, D ou E que ainda não realizaram o exame toxicológico. Um total de 3,4 milhões de condutores – que dirigem caminhões e ônibus, por exemplo – estão em situação irregular. O prazo para regularização vai até 30 de abril.

Para realizar o exame, o condutor deve procurar um laboratório credenciado pela Senatran. O teste é feito por amostra de cabelo, pelos ou unha, detecta substâncias psicoativas consumidas até 180 dias antes, como anfetaminas, canabinoides e cocaína. O exame tem validade de 90 dias a partir da coleta.

Após recolher o material, o motorista seguirá o procedimento padrão para emissão da habilitação. No caso de resultado positivo no toxicológico, o condutor será proibido de dirigir o veículo por três meses e de renovar a CNH. O documento só poderá ser renovado após um novo exame, com resultado negativo.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Quem não fizer o exame poderá ser multado diretamente pelos sistemas eletrônicos do Detran a partir de 1º de maio. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) informa que os motoristas flagrados com exame vencido serão notificados e autuados. Considerada infração gravíssima, a situação pode resultar na perda de sete pontos na CNH e multa de R$ 1,4 mil. Em caso de reincidência ao longo de 12 meses, a multa pode chegar a R$ 2,9 mil.

Para verificar se o exame está em dia:

  • Acesse o aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito);
  • Clique em “exame toxicológico”;
  • Verifique se o prazo para realização está vencido;
  • Em caso positivo, busque um dos laboratórios credenciados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias