Mato Grosso,

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralComissão avalia prazo maior para saída de idosos de estacionamento em shoppings

Comissão avalia prazo maior para saída de idosos de estacionamento em shoppings

Em reunião nesta terça-feira (16), com início previsto para as 11h30, a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) deve analisar o substitutivo apresentado ao projeto de lei que obriga os estacionamentos de shopping centers, centros comerciais ou estabelecimentos semelhantes a conceder o dobro do período de tolerância para saída a idosos, pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), o PL 4.652/2019 é relatado pelo senador Efraim Filho (União-PB), que apresentou voto favorável ao texto. Aprovado anteriormente na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), sob a relatoria do senador Romário (PL-RJ), o projeto será votado em caráter terminativo na CTFC. Se for aprovado, o texto poderá seguirá diretamente para exame da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para apreciação da matéria em Plenário.

O texto determina que estacionamentos privados de shopping centers, centros comerciais ou estabelecimentos semelhantes deverão conceder  a pessoas idosas ou com deficiência, e aos seus acompanhantes, o dobro do tempo de tolerância para saída. Para obter o benefício, é necessário comprovar a idade ou a condição de pessoa com deficiência.

O projeto — que altera o artigo 41 da Lei 10.741, de 2003, e o artigo 47 da Lei 13.146, de 2015 — estabelece que o descumprimento da regra acarretará, nos termos do regulamento, a aplicação de multa prevista no inciso I do artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 1990). A lei resultante da aprovação do projeto entrará em vigor após 30 dias da data de sua publicação.

Outros quatro projetos constam na pauta da comissão. Entre eles, está o PL 4.889/2023, de autoria do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que busca simplificar a documentação exigida nas operações de câmbio de pequeno porte.

O texto estabelece que, nas operações de câmbio com valor igual ou inferior ao limite da cota, somente será exigida a identificação do cliente, mediante apresentação de nome completo e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), nos termos de ato normativo editado pela autoridade competente. Após ser analisado na CTFC, o texto, que conta com o parecer favorável do relator, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), será encaminhado à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será analisado em caráter terminativo.

Requerimentos

A comissão deve apreciar ainda 11 requerimentos. Um deles, do senador Otto Alencar (PSD-BA), solicita a promoção de audiência pública para debater a exploração mineral na Bahia e suas consequências, devido ao surgimento recente de cratera misteriosa na ilha de Itaparica, a aproximadamente um quilômetro da vila de Matarandiba, no município de Vera Cruz.

“Esta área, utilizada pela Dow Química para a extração de sal-gema, suscita questionamentos sobre a segurança e os impactos ambientais das atividades mineradoras conduzidas por empresas do setor químico. O fato de a cratera emergir em uma zona explorada pela Dow Química levanta inquietudes acerca das práticas de exploração mineral, da implementação de medidas de segurança e da preservação ambiental”, ressalta Otto Alencar no requerimento (REQ 6/2024 – CTFC).

A reunião será na sala 3 da Ala Alexandre Costa.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias