Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralComissão aprova projeto que destina mais recursos para fundo que financia pequenos...

Comissão aprova projeto que destina mais recursos para fundo que financia pequenos negócios

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou sem alterações o Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/23, que destina ao Fundo de Garantia de Operações (FGO), voltado para pequenos negócios, o dobro do aplicado pelo governo federal no Fundo de Garantia às Exportações (FGE). O objetivo é priorizar micro e pequenas empresas na destinação de recursos públicos.

Pelo texto, a medida vai vigorar até 30 de junho de 2027. As verbas extras ao FGO serão usadas exclusivamente como garantia a empréstimos obtidos junto ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

O FGO complementa as garantias necessárias para empréstimos tomados por pequenos empreendedores. Já o FGE provê recursos para operações com empresas exportadoras.

Reequilíbrio
O relator, deputado Jorge Goetten (PL-SC), defendeu a aprovação do PLP 27/23 e destacou que o texto beneficia o financiamento de pequenos negócios no País. “Pretende-se reequilibrar temporariamente os recursos públicos destinados para o FGE e o FGO, determinando que cada aporte de R$ 1 no FGE seja acompanhado de aporte de R$ 2 no FGO”, exemplificou.

A proposta aprovada é de autoria do deputado Sandro Alex (PSD-PR). “Não se trata de aumentar a despesa pública, mas, sim, priorizar o uso dos recursos públicos para as micro e pequenas empresas”, disse Alex. “As grandes empresas que prestam serviços no exterior já têm acesso ao mercado financeiro para se financiar e para contratar garantias”, comparou.

Próximos passos
O projeto será ainda analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário da Câmara dos Deputados.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

Fonte: Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias