Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasMT tem 115 mil adolescentes sem títulos para votar este ano

MT tem 115 mil adolescentes sem títulos para votar este ano

Power Mix

Cerca de 115.102 jovens entre 16 e 20 anos ainda não emitiram o título de eleitor em Mato Grosso, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado. O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar em 2024 é 8 de maio, exatos 150 dias antes do pleito de 2024.

De acordo com o TRE, o maior número de eleitores jovens sem título se concentra aos 16 anos. Dos 54,1 mil jovens nessa faixa etária, cerca de 42,4 mil ainda não emitiram o documento eleitoral.

Já a maioria dos eleitores jovens com título se concentra na faixa etária entre 18 a 20 anos. Dos 162,8 mil jovens nessa faixa etária em Mato Grosso, 48 mil ainda não emitiram o título de eleitor. No caso dos jovens de 17 anos, ainda precisam emitir o documento 24,4 mil de um total de 40,3 mil jovens nessa faixa etária no estado.

No Brasil, o voto é facultativo aos moradores de 16 e 17 anos, aos analfabetos e aos maiores de 70 anos. No caso dos adolescentes, a Justiça Eleitoral faz uma série de campanhas para incentivar a participação deles nas eleições.

Como tirar o primeiro título de eleitor

Segundo a Justiça Eleitoral, é possível emitir o Título de Eleitor pela internet, sendo necessário apenas ir presencialmente fazer o cadastro biométrico. Veja o passo a passo:

Acesse o sistema Titulo Net, do Tribunal Superior Eleitoral;

Clique na opção Título Eleitoral;

Preencha todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento;

O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma selfie segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Os jovens do gênero masculino também devem apresentar o certificado de reservista de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos.

Para a emissão do título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral ou postos do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral em até 30 dias para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido.

Feito o cadastro, é possível verificar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.

Com as informações enviadas – e se não houver nenhuma pendência –, a cidadã ou o cidadão poderá fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no telefone celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS) e, a partir daí, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel.

Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE–SP, ligando para o número 148.

Eleições 2024

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

As eleições deste ano estão marcadas para o dia 6 de outubro. O eventual segundo turno vai ocorrer no dia 27 do mesmo mês, em cidades com mais de 200 mil eleitores. Ao todo, serão escolhidos prefeitos e vereadores de 5.568 municípios do país. Cerca de 156 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas.

Em eleições municipais, não há voto em trânsito. Ou seja, quem está em uma cidade diferente de seu domicílio eleitoral não pode participar da votação, e terá que justificar a ausência. Esse procedimento pode ser feito pelo e-Título, app da Justiça Eleitoral, pelo site do TSE ou em cartórios eleitorais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias