Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralPaim ressalta importância de inclusão das pessoas com síndrome de Down

Paim ressalta importância de inclusão das pessoas com síndrome de Down

Em pronunciamento no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado nesta quinta-feira (21). A campanha de conscientização de 2024 com o tema “Chega de Rótulos” busca conscientizar sobre a necessidade de valorizar a identidade de cada pessoa com síndrome de Down e combater preconceitos.

— De acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), foram notificados 1.978 casos de síndrome de Down em 2020 e 2021. Em 2015, foi aprovado o Estatuto da Pessoa com Deficiência [Lei 13.146, de 2015], a partir de um projeto de lei que apresentamos. O estatuto garante direito às pessoas com impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, entretanto são as barreiras exteriores que mais dificultam ou impedem a participação dessas pessoas em pé de igualdade com os demais — disse.

Paim enfatizou a necessidade de proporcionar recursos para o desenvolvimento pessoal das pessoas com deficiência, garantindo sua inclusão nas escolas e estimulando o seu potencial. Ele ainda destacou o papel das escolas na inclusão e no desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down. Segundo o parlamentar, ao adaptar o currículo e estimular o aprendizado dessas crianças em classes comuns, as escolas contribuem para melhorar sua autoestima e promover sua evolução.

— Até a primeira metade do século XX, as pessoas com deficiência viviam isoladas, enclausuradas, entregues aos cuidados e ao convívio doméstico somente. Tinham baixa expectativa de vida — em média não passavam da adolescência —, e hoje essa média supera os 60 anos de idade. Foram enormes os avanços médicos — enfim, no campo da saúde, da medicina — nessas últimas décadas, mas foram os esforços na direção da inclusão social dessas pessoas que deram impulso na melhoria da qualidade de vida delas. O convívio social e a busca pela educação proporcionaram a essas pessoas novos desafios, novos horizontes, estimulando o seu desenvolvimento pessoal — observou.

Discriminação Racial

O senador destacou ainda o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado também nesta data. O parlamentar enfatizou a relevância da educação na promoção da igualdade e da justiça social, e a necessidade de implementar a lei que prevê o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Além disso, enfatizou a necessidade de criação de políticas públicas que protejam e promovam os direitos das mulheres, pessoas com deficiência, indígenas, idosos, LGBT+ e outros grupos vulneráveis.

— Temos que reacender o pacto pela humanidade, primar pelos preceitos civilizatórios, abraçar os direitos humanos. Uma das ferramentas para que aconteça é educar a nossa sociedade. Já dissemos diversas vezes e outros também disseram: a educação liberta. Precisamos implantar, efetivamente, a lei da história e cultura afro-brasileira e indígena nas salas de aulas. De mais de 5 mil municípios, somente em 20% está instalada até hoje. O objetivo é resgatar e informar o verdadeiro legado da cultura brasileira — afirmou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias