Mato Grosso,

domingo, 19

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioGeralComissão de Justiça aprova uso de assinatura eletrônica para criação de partidos

Comissão de Justiça aprova uso de assinatura eletrônica para criação de partidos

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (7), proposta que permite o uso de assinatura eletrônica no apoiamento de eleitores à criação de partidos.

A medida consta do Projeto de Lei 3769/23, do deputado Prof. Paulo Fernando (Republicanos-DF), que recebeu parecer pela constitucionalidade do relator, deputado Kim Kataguiri (União-SP). 

Kataguiri disse que é necessário “modernizar os mecanismos já existentes para coleta de assinaturas de eleitores para criação de partido político”. “O modelo proposto contribuirá para aumentar a participação popular na política do nosso País”, defendeu o relator. 

A modificação é feita na Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95). Hoje, de acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (23.571/18), para criação de um partido político é preciso um apoiamento mínimo de assinaturas de eleitores não filiados a outro partido, correspondentes a, pelo menos, 0,5% dos votos válidos dados na última eleição para a Câmara dos Deputados.

Com base nos votos válidos em 2022, seriam necessárias 547.455 assinaturas, que deverão estar distribuídas em pelo menos 9 estados, com um mínimo de 0,1% do eleitorado que tenha votado em cada um deles. 

O projeto ainda depende de análise pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Francisco Brandão

Fonte: Câmara dos Deputados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias