Mato Grosso,

sábado, 27

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioAcontecimentosAlerta Geral: Bombeiros, Defesas Civis e Energisa esperam condição severa neste fim...

Alerta Geral: Bombeiros, Defesas Civis e Energisa esperam condição severa neste fim de semana em MT


Comitê de crise está de sobreaviso na região metropolitana

Ariane Frassato/Energisa

A | A

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Institutos de meteorologia e consultorias para análise do clima emitiram novos alertas hoje para chuva severa em parte do estado de Mato Grosso, causando rajadas de ventos de até 100 km/h. A chegada da frente-fria é acompanhada por boletins em tempo real pela Energisa, que está fornecendo os dados aos órgãos de segurança, entre eles Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A previsão é que as regiões de Cáceres e Rondonópolis sejam atingidas durante à tarde. No domingo, à Grande Cuiabá. 

Na região metropolitana, o recém-criado comitê de crise climática, está de sobreaviso. O grupo é coordenado pelo Comando Regional I do Corpo de Bombeiros em parceira com o Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso. Além da Energisa, reúne as Defesas Civis de Cuiabá e Várzea Grande e secretarias de trânsito das duas cidades. Dependendo da criticidade, o comitê poderá se reunir no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp).

“Nós sabemos que essa frente-fria já causou grandes estragos em outros estados, com enchentes, quedas de árvores, danos a redes elétricas e deslizamentos de encostas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Por isso, nós já estamos com um olhar atento para ter equipes de sobreaviso e agindo de forma integrada, destacou a coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada, a tenente-coronel Monalisa Furlan. 

A comandante do Corpo de Bombeiros na região metropolitana, Sheila Sebalhos, reforça que a população também pode fazer sua parte evitando situações de risco. “Pra enfrentar crises climáticas que geram um aumento abrupto de ocorrências, nós precisamos de união. É importante que todos evitem transitar em períodos de tempestade e quedas de raios, principalmente em regiões alagadas, trechos de rios e cachoeiras ou descampados. O mais correto é que em caso de risco, seja buscado um local seguro e abrigado”, orientou a tenente-coronel.

Outro reforço que está sendo feito por gestores da Energisa é o repasse dados do clima para prefeituras. A companhia faz esse acompanhamento para se preparar para possíveis danos a rede elétrica. De acordo com a consultora e meteorologista Ana Paula Paes, o temporal deve surgir a partir do encontro da grande massa de ar quente que cobre o centro-oeste com zonas de instabilidade vindas do sul. 

Equipes pesadas já estão em atenção em todas as regiões de Mato Grosso, já que até segunda-feira a previsão é que mais cidades do Norte, Oeste e Araguaia sejam impactadas pela chuva, ainda que de forma mais moderada. “Havendo descarga elétrica ou chuva forte, é preciso ter ainda mais atenção com a rede elétrica. Se você viu cabo partido, estruturas de energia derrubadas pelo vento, isole a área e nunca toque nos fios. Além disso, chame a energisa ou faça contato direto no CIOSP pelo 193”, reforçou José Nelson Quadrado, gerente de operações da Energisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias