Mato Grosso,

segunda-feira, 20

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoAção do Juizado Ambiental de Rondonópolis recolhe 21 toneladas de resíduos no...

Ação do Juizado Ambiental de Rondonópolis recolhe 21 toneladas de resíduos no Ribeirão Arareau

O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis realizou na manhã de sábado o 9º Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau, em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza.
 
A iniciativa de preservação dos rios e conscientização sobre a importância da sustentabilidade ambiental mobilizou cerca de 1800 voluntários e recolheu mais de 21 toneladas de resíduos das margens do ribeirão.
 
O mutirão foi dividido em 18 trechos de limpeza, um ponto de concentração e um ponto de recolhimento no Pit Stop, percorrendo um total de mais de sete quilômetros de extensão.
 
Para a juíza da Terceira Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, Milene Beltramini, as ações que integram o projeto ‘O Rio é Nosso’ têm como principal objetivo revitalizar o Ribeirão.
 
“Todo ano é realizado um evento voltado para conscientização ambiental. Espero que isso se multiplique e que essa conscientização, ao nos depararmos com o que é irregularmente descartado nas ruas e que acaba indo parar nos rios, seja sempre fortalecida no munícipo, para que ele faça o descarte de forma adequada e correto”, explica a magistrada.
  
“O projeto abrange a limpeza do rio, mas vai além disso. Inclui a conscientização da comunidade e a recuperação das nossas nascentes”, comentou o promotor.
 
Parceria – A ação é fruto da parceria com a Ong Cantinho de Proteção Animal e também conta com o apoio do Ministério Público, Prefeitura Municipal de Rondonópolis e secretarias (Semed, Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Coder, Sanear e Setrat), Polícia Militar Ambiental, Sema Estadual e 40 instituições e empresas do setor público e privado.
 
Pit Stop – Paralelo à limpeza, o mutirão realizou um “pit stop” educativo pelos cooperados da Cooperativa Nova Esperança e Coopercicla, para conscientização sobre a importância do descarte correto dos resíduos e distribuição de cartilhas sobre a prevenção às queimadas.
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Primeira imagem: voluntário tira selfie às margens do Ribeirão Arareau. Ao fundo embarcação recolhe resíduos retirados do rio pela ação.
Terceira imagem: voluntários do mutirão posam para câmera com diversos sacos de lixo, estrutura de uma cama e outros materiais recolhidos da margem do Ribeirão Arareau.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias