Mato Grosso,

quinta-feira, 2

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasJuiz derruba decisão que mandava baratear ingressos para torcidas

Juiz derruba decisão que mandava baratear ingressos para torcidas

Página 1 MT

O juiz Sebastião Arruda, Presidente das Turmas Recursais de Mato Grosso, suspendeu nesta terça-feira, 1º de agosto, a decisão da juíza Patrícia Ceni, do Juizado Especial do Torcedor, que havia determinado que o Cuiabá Esporte Clube diminua os valores dos ingressos cobrados para a partida entre Cuiabá e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro.

Ao suspender a decisão, o magistrado destacou que o Juizado do Torcedor integra os Juizados Especiais e, neles, não se admite o processamento de ação civil pública como no caso. Ou seja, o juízo não tem competência para tomar a decisão no caso.

“O Juízo Esportivo prolator do decisum objurgado faz parte do Sistema dos Juizados Especiais estaduais e, por isso, sofre as limitações jurisdicionais estabelecidas na Lei n.º 9.099/95, que, por sua vez, tem rito procedimental próprio, visando atender aos princípios constitucionais do Segmento de Justiça e, por isso, não se admite o processamento da ação civil pública tratada no Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/90), que, por sua vez, tem rito próprio traçado no aludido Estatuto Consumerista”, diz trecho da decisão.

“Por tais razões, defiro a liminar pleiteada para o fim de suspender os efeitos da tutela de urgência deferida pelo Juízo monocrático, até ulterior deliberação judicial”, conclui.

RELEMBRE 

A juíza Patrícia suspendeu a venda do ingresso “acima” do valor e o clube deveria aplicar, então, o preço inicial cujo valor variava entre R$ 25 e R$ 150, dependendo do setor escolhido. A decisão também estipula que os ingressos deverão ter o mesmo valor para a torcida do Flamengo.

Ao analisar o caso, Ceni ponderou que o clube agiu em desacordo com o Código de Defesa do Consumidor, a Lei Geral do Esporte e o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A juíza ainda citou que o aumento desproporcional dos ingressos prejudica a torcida de ambos os times, uma vez que os ingressos do Flamengo já estavam com discrepância do valor e, após toda a repercussão, a torcida do Cuiabá também se tornou alvo dos preços absurdos do ingresso.

O CASO

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

O Cuiabá estava comercializando os ingressos para a partida com preços diferentes para os torcedores do Flamengo. A discrepância de valores causou revolta na torcida rubro-negra e repercutiu.

O clube foi notificado pelo Procon estadual para equalizar os preços e, para isso, decidiu aumentar os preços do Cuiabá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias