Mato Grosso,

quarta-feira, 8

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioDestaquesPF quer concurso anual após lançamento do Programa de Ação na Segurança

PF quer concurso anual após lançamento do Programa de Ação na Segurança

Gazeta Digital

A Polícia Federal trabalha em uma proposta que prevê a realização anual de concursos públicos para a instituição. A minuta está na fase final da produção e deve ser enviada ainda em julho ao ministro da Justiça, Flávio Dino, responsável por avaliar a política e articular o projeto com o Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

A corporação alega que há 3.000 cargos vagos no órgão e que realização de concursos públicos periódicos são fundamentais para o funcionamento do Programa de Ação na Segurança (PAS), que foi lançado na última sexta-feira (23), e aumenta as competências da PF.

O último processo seletivo para a instituição ocorreu em 2021 e ofereceu 1.500 vagas para delegado, agente, escrivão e papiloscoposta. Até o momento, 1.186 candidatos aprovados foram nomeados. Com a data de validade do concurso perto do fim, no início do mês, o governo federal ampliou a validade do concurso, até setembro de 2023, e autorizou a nomeação de excedentes aprovados.

Além disso, o Departamento da Polícia Federal também fez um novo pedido, de 734 vagas, para o próximo concurso na área administrativa. O pedido está sob análise do Ministério da Gestão.

Programa de Ação na Segurança (PAS)


O lançamento do PAS, na última sexta-feira (23), é visto pela cúpula da Polícia Federal como um catalisador para o aumento do efetivo da corporação. Entre outras medidas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que restringe o acesso às armas de fogo e aumenta as competências de fiscalização e registro de armas por parte da PF.

Com a nova regra, o Exército deixa de ser o responsável por definir, normatizar e fiscalizar as atividades de caça, tiro desportivo, colecionamento desportivo e controle de clubes de tiro, competências que serão, dentro de um prazo de 180 dias, realizadas pela Polícia Federal. A atuação dos militares ficará restrita aos trâmites associados à fabricação, exportação e importação de armas e explosivos.

Além disso, em outras oportunidades, o ministro Flávio Dino afirmou que analisa projetos da PF e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para reestruturar as carreiras das forças de segurança. A expectativa é que a proposta seja lançadas até o fim do ano.

“Propus a regulamentação de nova carreira de policial penal federal, que está hoje no Ministério da Gestão, e propus também três projetos de reestruturação, além da Polícia Penal, um da Polícia Federal, outro da Polícia Rodoviária Federal e outro do próprio quadro funcional do Ministério da Justiça. Então, esses projetos todos estão andando”, disse o Ministro.

Concursos anuais


Caso a proposta de concurso anual para a PF seja aprovada, a carreira se iguala às atividades de servidores das Forças Armadas e do Itamaraty, órgãos que, tradicionalmente, realizam concursos públicos todos os anos.

O Exército, por exemplo, oferece anualmente vagas em concursos para ingresso na Escola de Sargentos das Armas (ESA), na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e na Academia Militar das Agulhas Negras.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A Marinha tem todos os anos vagas para ingresso na Escola de Aprendizes-marinheiros (EAM) e no Comando de Fuzileiro Naval (CFN). A Aeronáutica oferta seleções todos os anos para ingresso na carreira por meio do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Academia da Força Aérea (AFA).

No caso do Itamaraty, todos os anos são ofertadas vagas para o concurso de diplomata. Em 2023, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) conseguiu ampliar de 30 para 50 o número de oportunidades na seleção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias