Mato Grosso,

domingo, 28

de

abril

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoJustiça Comunitária realiza quase 35 mil atendimentos durante a Expedição Araguaia-Xingu 2022

Justiça Comunitária realiza quase 35 mil atendimentos durante a Expedição Araguaia-Xingu 2022

A Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Mato Grosso apresentou nessa terça-feira os números de atendimentos e doações oferecidos pela Expedição Araguaia-Xingu em 2022.
 
A 4ª edição da comitiva da esperança foi realizada em novembro deste ano e percorreu mais de três mil quilômetros levando esperança e dignidade com os serviços de Justiça, Saúde e Cidadania aos municípios de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Luciara, São Félix do Araguaia e Cocalinho.
 
Os resultados da expedição foram divididos por eixos, de acordo com os serviços e doações ofertados pela Justiça Comunitária, parceiros e voluntários.
 
Confira os números de atendimentos:
Justiça – 1.402 atendimentos;
Saúde – 3.690 atendimentos;
Educação Ambiental – 12.765 atendimentos;
Ciência e Cultura – 5.847 atendimentos;
Educação no Trânsito – 1.897 atendimentos;
Cidadania – 9.323 atendimentos;
Total de atendimentos: 34.974.
 
Crescimento do número de atendimentos – Mesmo com menos municípios atendidos na 4ª edição, em relação ao ano passado, a Expedição Araguaia-Xingu teve um aumento no número total de atendimentos, com cerca de 700 atendimentos a mais em comparativo com a edição anterior, totalizando 34.974 atendimentos em 2022.
 
Em comparativo com a expedição realizada em 2020, no auge da pandemia, a edição deste ano apresenta em torno de 23 mil atendimentos a mais realizados em 2022.
 
Para o juiz-coordenador da Expedição Araguaia-Xingu, José Antônio Bezerra Filho, o sentimento é de missão cumprida com a 4ª Edição da Expedição, realizada em 2022. “Aquilo que nós prometemos, cumprimos. Foi um grande desafio, rompemos os paradigmas com todas as dificuldades, como em todos os anos. Mas o importante é fazer a diferença na vida de tantas pessoas e mostrar um Judiciário próximo, com a responsabilidade social que temos, junto com os parceiros. E nada disso seria possível sem a presença dos três Poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo. E nós fizemos a diferença”.
 
O líder da Expedição também ressaltou o apoio recebido pela Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e agradeceu à presidente, a desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas. “Muito obrigado pela confiança. A sua equipe, da Justiça Comunitária, se dedicou incansavelmente a fazer o melhor a todos. Com certeza a sua gestão deixa uma marca registrada de ações, mesmo enfrentando uma difícil pandemia. E nada disso aqui seria possível sem o aval da senhora.”
 
Casamentos Sociais – Neste ano muitos casais tiveram o sonho da celebração de casamento realizado. No total, durante a Expedição Araguaia-Xingu 2022, 54 casais participaram dos casamentos sociais, em parceria com as prefeituras municipais.
 
Santa Cruz do Xingu – 13 casais;
Luciara – 14 casais;
São Félix do Araguaia – 09 casais;
Cocalinho – 18 casais.
 
Além dos atendimentos e serviços ofertados à população, os parceiros da Expedição também ofereceram milhares de doações para realização da comitiva e para as comunidades atendidas, como mudas de plantas, pares de calçados, brinquedos para crianças, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, cobertores, roupas, óculos e armações, kits escolares, pacotes de absorventes, medicamentos, livros, entre outros.
 
Parcerias – Parceiros da Expedição Araguaia-Xingu 2022: Governo do Estado de Mato Grosso; Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso (SETAS/MT); Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT); Casa Civil de Mato Grosso; Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (SECITECI/MT); Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT); Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (SESP/MT); Secretária de Saúde de Cuiabá/MT; Juizado Volante Ambiental de Mato Grosso (JUVAM/MT); Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos de Mato Grosso (NUPEMEC/MT); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Receita Federal; Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT); Ministério Público de Mato Grosso; Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso; Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT); Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT); Comando do 6º Distrito Naval – Marinha do Brasil; 13ª Brigada de Infantaria Motorizada – Exército Brasileiro; Energisa; Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (APROSOJA/MT); Grupo Bom Futuro; Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Esportivo e Social de Mato Grosso (IDEAES/MT); Prefeitura de São José do Xingu/MT; Prefeitura de Santa Cruz do Xingu/MT; Prefeitura de Luciara/MT; Prefeitura de São Félix do Araguaia/MT; Prefeitura de Cocalinho/MT; Perícia Oficial e Identificação Técnica de Mato Grosso (POLITEC/MT); Policia Militar do Estado de Mato Grosso; Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso; Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso; Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN/MT); Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus de Luciara (UNEMAT); Comarca de Vila Rica; Comarca de Paranatinga; Comarca de Canarana; Comarca de São Félix do Araguaia; Comarca de Água Boa; Instituto Galvan; Prefeitura de Canarana/MT; Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso; Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região – (TRT/MT); Comarca de Porto Alegre do Norte; Studio Z Calçados; Voluntários.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias