Mato Grosso,

sexta-feira, 3

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasEclipse total da lua poderá ser visto no céu cuiabano nesta terça-feira

Eclipse total da lua poderá ser visto no céu cuiabano nesta terça-feira

Repórter MT

Um espetáculo celeste promete tomar conta do céu na madrugada deste dia 08 (terça-feira). Trata-se do último eclipse lunar do ano. O fenômeno, que alinha sol, terra e lua, poderá ser parcialmente visto na capital já durante a madrugada. Esse ano, outros espetáculos puderam ser vistos, como a Superlua de Morango, a Superlua dos Cervos e a Superlua de Esturjão.O próximo eclipse total da Lua, que poderá ser visto de todo o Brasil, vai acontecer somente na noite de 13 para 14 de março de 2025.

Em um eclipse total, a lua e o sol ficam exatamente em lados opostos da Terra, assim a lua fica na sombra da Terra, a umbra, o que a deixa totalmente coberta pela sombra do planeta, impedindo que a luz solar atravesse. No entanto, em Cuiabá, o fenômeno poderá ser visto de forma penumbral, ou seja, a lua estará na sombra externa e mais fraca do planeta, portanto não será encoberta, apenas dinimuirá a luminosidade do satélite, deixando-a com um aspecto menos iluminado.

Como o fenômeno afetará apenas o brilho da lua, ele poderá ser imperceptível para o cuiabano, por isso quem quiser acompanhar o fenômeno, deverá ficar atento ao relógio que deve iniciar às 05:02(horário de Brasília), atingir seu ponto máximo  às 07:59, quando a Lua atinge uma altitude de -27 °, e chegar ao fim às 10:56 com  magnitude penumbral de 241.4% e magnitude umbral de 135.9%, segundo dados da NASA’s GSFC e o site Ver Calendário Info. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Para acompanhar esse show, é indicado ficar longe de luzes artificiais, como as de grandes centros urbanos. Equipamentos como telescópios, lunetas ou binóculos poderão ser usados, mas não são obrigatórios uma vez que os eclipses lunares não oferecem risco à retina, como os eclipses solares. 

Caso você não consiga ver, o Observatório Nacional irá transmitir o fenômeno através do canal no Youtube. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias