Mato Grosso,

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasDeputadas terão reunião com Barroso para discutir piso dos enfermeiros

Deputadas terão reunião com Barroso para discutir piso dos enfermeiros

Metrópoles

As deputadas Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e Alice Portugal (PCdoB-BA) devem se reunir nesta terça-feira (6/9) com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso para tentar reverter a suspensão do piso salarial da enfermagem. A decisão de Barroso deu um prazo de 60 dias para que o governo federal, estados e o Distrito Federal prestem informações sobre impacto financeiro e riscos de demissões ocasionados pelo reajuste do salário.

O encontro das parlamentares foi viabilizado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que telefonou ao magistrado na tarde desta segunda-feira (5) e pediu para que a reunião fosse marcada. Lira deve voltar a conversar com Barroso após o feriado de 7 de Setembro.

Ainda na terça-feira, o ministro do STF receberá o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para também tratar sobre o tema.

Carmen Zanotto foi relatora do grupo de trabalho que definiu o valor do piso para enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiros. Segundo ela, o seu relatório já apresentava todos os efeitos do piso sobre as contas do setor público e privado.

Mais cedo, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que a Advocacia-Geral da União (AGU) vai defender no Supremo a lei aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

“As decisões judiciais precisam ser respeitadas, mas o governo do presidente Bolsonaro vai defender o seu ato, a lei sancionada, a AGU vai promover a defesa daquilo que foi decidido pelo governo, e nós estaremos acompanhando esse processo judicial”, disse Barros nas redes sociais.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A decisão do STF de suspender o pagamento da categoria atendeu ao pedido da Confederação Nacional da Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) que questionou a lei que instituiu o piso nacional.

Pela promulgação, a norma define o piso salarial de 4.750 reais para os enfermeiros; 70% desse valor aos técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e parteiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias