Mato Grosso,

quinta-feira, 2

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasRoda de Conhecimento alerta sobre prazo final para os Municípios com RPPS...

Roda de Conhecimento alerta sobre prazo final para os Municípios com RPPS implementarem a Previdência Complementa

A Roda de Conhecimento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), realizada de forma extraordinária na tarde desta quinta-feira, 4 de novembro, destacou o limite do prazo final de 13 de novembro para os Municípios com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) implementarem o Regime de Previdência Complementar (RPC). A conversa foi comandada pelo analista de previdência da entidade, Fernando Benicio e contou com a participação da coordenadora substituta da Coordenação de Políticas de Previdência Complementar do Ministério do Trabalho e Previdência, Lilian Alves de Almeida, e do consultor de previdência da CNM, Mário Rattes.

Todos os entes federativos com RPPS devem aprovar a lei de instituição do RPC, com base no que determina a Emenda Constitucional (EC) 103/2019. “O prazo final da Emenda já está aí, semana que vem, no dia 13 de novembro, então esse é o nosso primeiro recado. Todos os entes com RPPS devem aplicar e implementar a previdência complementar e nesse primeiro momento tem que ser com a entidade fechada de previdência, pois a entidade aberta precisa ainda da lei complementar para a contratação. Todos os entes terão que aprovar suas leis até o prazo de 13 de novembro”, destacou Lilian Alves de Almeida.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Além disso, os convidados tiraram várias dúvidas dos participantes. Como sobre o passo a passo para a adesão. “É novidade para todos que trabalham no setor público essa questão de previdência complementar, mas a lei a ser aprovada nesse momento deve ser abrangente, genérica. Os detalhes desse regime complementar vão ser discutidos posteriormente, como planos de benefícios, custeio, contribuições, quando for contratada a entidade para gerir esse plano”, respondeu Mario Rattes em uma das participações. 

Dados do governo indicam que 2.108 Entes — Estados e Municípios — possuem RPPS e precisam cumprir a legislação. Isso significa a aprovação do Regime de Previdência Complementar (RPC) pela Câmara de Vereadores para enquadrar os valores dos benefícios de aposentadoria e pensão concedidos pelo RPPS ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias