Mato Grosso,

sexta-feira, 3

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasAMM vai incentivar a criação de Conselhos Municipais de Educação

AMM vai incentivar a criação de Conselhos Municipais de Educação

A instituição dos Conselhos Municipais de Educação e a capacitação dos membros são diferenciais importantes para aprimorar a qualidade do ensino na rede pública. A opinião é do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, que foi um dos palestrantes nesta quinta-feira (22) do Curso de Formação para Conselheiros de Educação do Estado de Mato Grosso, realizado pela  União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME.

Fraga disse que a AMM vai atuar em parceria com outras instituições para incentivar os prefeitos a criar os conselhos nas cidades onde ainda não existe.  “Vamos designar um técnico para cuidar desse assunto, visando esclarecer e orientar os gestores sobre os procedimentos necessários para a formação dos colegiados”, assinalou.

O presidente da AMM também destacou que não adianta só criar a estrutura, é preciso que os seus integrantes sejam bastante atuantes na elaboração das políticas públicas de educação. “Quando fui prefeito de Nortelândia, valorizei o trabalho dos conselheiros, que se tornaram importantes parceiros para melhorar a qualidade  de ensino no município, que por duas vezes conquistou a melhor nota do Ideb em Mato Grosso”, ressaltou.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A Associação está também engajada em outros projetos para fomentar a qualidade da educação nas escolas da rede pública, incentivando a adesão dos municípios a vários programas, como a plataforma Busca Ativa Escolar, que visa combater a evasão e abandono escolar; adesão ao Selo Unicef, que tem o objetivo de mobilizar os municípios para a elaboração de políticas públicas em prol de crianças e adolescentes, além da participação no programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

A AMM está, ainda, coordenando um amplo debate sobre a retomada das aulas na rede municipal de ensino. Já reuniu prefeitos, secretários de  Educação, de Saúde, Ministério Público e outras instituições, em encontros on-line, para buscar um alinhamento sobre o assunto. Até a próxima semana a instituição deve ter um diagnóstico sobre a quantidade de municípios que estão preparados para retornar e os que ainda enfrentam dificuldades. As informações estão sendo levantadas por meio de uma pesquisa que está sendo realizada em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime.  

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias