Mato Grosso,

sábado, 4

de

maio

de

2024
No menu items!

Vídeos


 

InícioCurtasEquipes se reúnem para tratar de ações do programa de obras de...

Equipes se reúnem para tratar de ações do programa de obras de asfaltamento de ruas e avenidas

Discutir um alinhamento de ações referente ao   programa Estadual de Apoio à Pavimentação Urbana – Mais MT Pavimentação, instituído pelo Decreto 1.004/2021 do Governo do Estado, foi o objetivo da reunião entre os profissionais da Central de Projetos da Associação Mato-grossense dos Municípios-AMM e os técnicos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística-Sinfra. O encontro visa o atendimento da demanda para os municípios em relação aos documentos exigidos, aceite dos convênios e a elaboração dos projetos.  

Conforme o programa, os munícipios que tem em média 50% de suas avenidas e ruas não pavimentadas, poderão solicitar o apoio do governo estadual para obtenção de recursos financeiros, que deverão ser destinados para aquisição de materiais necessários para execução de asfaltamento e revitalização de vias urbanas. O repasse de recursos está previsto no programa estadual. Os recursos serão alocados pela Sinfra, que também fará a seleção dos munícipios a serem beneficiados.

Os que obtiverem as menores médias calculadas entre todos os municípios, quanto ao contingente populacional, ao índice Firjan de desenvolvimento municipal, ano base 2016, e ao PIB per capita 2020. Pelo menos 70 municípios se encaixam no programa.

Para aderir, os municípios selecionados deverão formalizar junto à Sinfra a solicitação de parceria para repasse de recursos, que ocorrerá mediante celebração de convênio. A solicitação prevê o protocolo de uma série de documentos para análise de técnicos da secretaria, incluindo o plano de trabalho, projeto simplificado de engenharia e cronograma físico-financeiro. Após celebração do convênio, os recursos poderão ser liberados em até três parcelas. Caberá aos municípios a execução de todas as etapas da obra. No caso de pavimentação, a obra deve compreender a base, sub-base e capa selante. Já em casos de revitalização, deverão ser executados  tapa-buraco e microrrevestimento.

As responsabilidades no programa se dividem entre a Sinfra e as prefeituras, como:

Elaborar o Projeto Básico de Pavimentação Urbana ou revitalização com micro revestimento;  

Analisar e aprovar o projeto simplificado de engenharia; Apresentar a documentação do Anexo I para a formalização do Convênio

Executar e fiscalizar a obra  Prestar conta do repasse ao concedente;  Celebrar o convênio

Fiscalizar os quantitativos da obra, o cumprimento do cronograma físico financeiro e as metas físicas constantes no plano de trabalho;

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Analisar e aprovar relatório de prestação de contas apresentado pelo município.

Para formalizar os convênios os municípios devem apresentar os Projetos de Pavimentação Urbana contendo uma lista de documentos.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias