Mato Grosso,

sexta-feira, 3

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDal Molin pede intervenção federal para evitar extinção do Assentamento Jonas Pinheiro

Dal Molin pede intervenção federal para evitar extinção do Assentamento Jonas Pinheiro

Foto: Michel Ferreira / Assessoria de Gabinete

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Xuxu Dal Molin (PSC), protocolou ofício solicitando a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a ação judicial que extinguiu o processo de desapropriação do Assentamento Jonas Pinheiro, em Sorriso.

 O documento foi protocolado nesta quarta-feira (23), em Brasília, durante audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina.

Implantado em 2001, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o assentamento rural Jonas Pinheiro (Poranga) é composto por 200 lotes distribuídos em uma área estimada em 7,2 mil hectares de terra.

 Ao detalhar o andamento do processo, Dal Molin classificou como errônea a decisão proferida em 4 de junho pela Justiça Federal de Sinop.

 “Essas famílias estão lá [assentamento] há mais de 20 anos e, portanto, estão amparadas pelo princípio da boa-fé objetiva. Com o devido respeito, a Justiça não pode vir aqui e simplesmente extinguir aquilo que já está consolidado”, pontua.

 “Foi uma reunião muito proveitosa. A ministra Tereza Cristina se mostrou bastante sensibilizada com a situação enfrentada pelos trabalhadores rurais de Sorriso e, garantiu que irá mobilizar equipes do Mapa e do Incra para acompanhar o caso. Espero, em breve, trazer uma notícia favorável à essas pessoas que, a meu ver, não estão recebendo o devido respeito por parte da Judiciário”, assevera Dal Molin.

 No encontro, também foram abordados a criação de um programa de incentivos fiscais ao setor de produção de alimentos, necessidade de adoção de preço médio da commodities agrícola implementação de uma força tarefa para desburocratizar a exportação de produtos oriundos de base florestais legais, expansão do programa “Produtor Rural Parceiro do Meio Ambiente (FAO), além da criação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), de um laboratório para certificação dos produtos de origem animal provenientes da agricultura familiar, entre outros.

 Infraestrutura – Ainda na capital federal, o parlamentar mato-grossense se reuniu com o ministro de Infraestrutura, Tarciso Gomes de Freitas, para tratar de questões logísticas como a retomada das obras de pavimentação das BRs 158 e 242, sugestões sobre a proposta de celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), na modalidade planos e multas, para correção dos descumprimentos contratuais de concessão da BR-163, sob responsabilidade da concessionária Rota do Oeste, bem como a concessão do trecho que liga o município de Sinop (MT) à Miritituba (PA).

Outro assunto abordado,  foi o andamento do processo de implantação da Ferrogrão, projeto de ferrovia para escoamento da produção agrícola interligando o estado de Mato Grosso ao porto de Miritituba no Pará.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

“É nítido o empenho do governo federal para solucionar esse ‘problema crônico’ que é a falta de logística. Por meio da Ferrogrão, reduziremos consideravelmente o custo da produção tornando a agricultura mato-grossense ainda mais competitiva”, avalia Dal Molin. 

Também participaram da agenda, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson José Redivon, o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira e os representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Lucas Luis Costa Beber (vice-presidente) e Zilto Donadello (2º diretor administrativo).

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias