Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaComissão convida secretários de Araraquara-SP, município referência no combate a covid-19

Comissão convida secretários de Araraquara-SP, município referência no combate a covid-19

Foto: Marcos Lopes

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, Dr João, junto aos demais membros, receberam na manhã desta terça-feira (13) dois convidados para contribuir nas discussões sobre a pandemia. A Secretária de Saúde do município de Araraquara (SP), Dra.Eliana Honain, e o Secretário de Assistência Social também de Araraquara, Marcelo Mazeta.

Ambos vieram apresentar à Comissão de Saúde as ações que deram certo no combate ao coronavírus no município de Araraquara, que hoje é referência no Brasil diante do baixo número de casos. 

“Um exemplo que pode nos ajudar bastante, principalmente na tentativa de diminuirmos o aumento dos casos em nosso Estado, bem como no andamento das vacinações e no controle da fome da população,” ressaltou o deputado Dr. João. 

O município de Araraquara possui hoje 238 mil habitantes e, segundo a secretária de saúde do município, o “sucesso” no combate ao vírus não é só pelo fato deles terem feito “lockdown”, e sim pelas restrições duras à circulação que entraram em cena quando, na última semana de janeiro de 2021, houve aumento abrupto da curva de notificação. 

O modelo adotado foi similar ao utilizado em países asiáticos, com fechamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo supermercados, e da circulação de transporte público por seis dias. Os ajustes começaram com a liberação do sistema “drive-thru” nos supermercados e, dias depois, a reabertura para evitar desabastecimento. O transporte público foi reestabelecido após 12 dias do início do fechamento.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

No período, houve queda de 58% na média móvel diária dos indivíduos contaminados. As internações caíram 31%, e o número de óbitos, 40%. A testagem indicou queda de 71% no número de contaminados. No 17º dia não havia paciente aguardando leito para ser internado. Esses dados indicam sucesso do modelo de isolamento da circulação de pessoas combinado com a coordenação de diferentes áreas técnicas da gestão municipal.

“O exemplo que vem do interior paulista mostra que existe possibilidade de o Brasil sair dessa situação sanitária caótica, por isso a Comissão de saúde não medirá esforços para combater a covid-19, e contamos com a colaboração de toda população para juntos venceremos essa batalha,” finaliza o presidente Dr. João.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias