Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoCooperativa de Agricultores Familiares em Campo Verde recebe autorização para comercializar produtos...

Cooperativa de Agricultores Familiares em Campo Verde recebe autorização para comercializar produtos em todo o Estado

Seguindo o exemplo das cidades de Sorriso e Juscimeira, Campo Verde é o mais novo município a aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf-MT), lei criada pelo Governo do Estado e aplicada pela Secretaria do Estado de Agricultura Familiar (Seaf) que permite que agricultores familiares possam comercializar seus produtos em outras cidades após liberação sanitária.

A adesão oficial da cidade, localizada a 140 km de Cuiabá, está registrada pela portaria nº 003, publicada no Diário Oficial do dia 09 de março. O documento autoriza a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Assentamento Santo Antônio da Fartura (Coopersaf) a comercializar, além da fronteira municipal, a produção alimentícia derivada da produção de milho, cana-de-açúcar e leite.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Flávio Mattei, a Coopersaf já vendia sua produção para a Prefeitura e mercados do município. Agora, com a adesão ao Susaf, expectativa é que a ação, além de beneficar o pequeno produtor, alavanque o crescimento econômico de Campo Verde.

“Estamos fazendo o dever de casa e trabalhando firmes para que haja o desenvolvimento da agricultura familiar em nosso município. Ao conseguirmos aderir ao Susaf através do Coopersaf, estamos possibilitando que os produtos fabricados por eles possam ser conhecidos e comercializados no Estado todo, o que sem o Susaf, isso já não seria possível”, celebra Flávio Mattei.

Susaf

O Susaf foi criado pela lei 10.502 de 18 de janeiro de 2017. Com o Sistema é possível simplificar a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, garantindo o livre comércio e a expansão do mercado consumidor.

Produtos que antes tinham sua comercialização restrita ao município de origem, com o Susaf podem ser vendidos sem barreiras, em todo o Estado.  

Para se ter o acesso aos benefícios do selo, o produtor deverá fazer a adesão ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), como já acontece nos municípios do Estado.

Após a posse da certificação municipal, o produtor solicita que a prefeitura acione a Seaf, secretaria responsável pelo gerenciamento do Sistema, para que o município faça a adesão ao Susaf.

Após cumpridos os requisitos, o produtor receberá um selo certificando a procedência dos produtos e que o libera para vender em outras cidades.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Serviço

Para maiores informações sobre a aplicação do Susaf, aos municípios, produtores e proprietários de agroindústrias, poderão entrar em contato com a médica veterinária e gerente do Susaf, Priscilla Sinhori, responsável técnica pela execução do Susaf junto à Seaf. Telefone (65) 3613-6209 ou pelo email: susafmt@agriculturafamiliar.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias