Mato Grosso,

sábado, 18

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoBlitz educativa em Poconé orienta sobre pesca profissional, esportiva e amadora

Blitz educativa em Poconé orienta sobre pesca profissional, esportiva e amadora

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) realizaram uma blitz educativa nas Estradas Parques Transpantaneira e Porto Cercado e na Colônia de Pescadores Profissionais Z-11, em Poconé, na segunda-feira (01.03). O objetivo da ação foi orientar pescadores amadores e profissionais sobre a abertura da pesca nos rios federais, que abrange rios do Pantanal.

“Uma das metas da blitz educativa foi sensibilizar e orientar as pessoas que vem fazer o turismo de pesca sobre as boas práticas e cuidados, como as questões de resíduos por exemplo. O objetivo é trabalhar com a comunidade transpantaneira e também nas pousadas, fazendas nos meses de março e abril falando sobre a pesca mas também sobre questões como prevenções de incêndios florestais”, explica a superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, que representou a Sema junto com a Superintendência de Biodiversidade.

Uma das instruções dadas aos pescadores foi a emissão da carteira de pesca, tanto amadora como profissional, sobre como e onde tirar. As informações foram repassadas por meio de cartilhas orientativas e de forma verbal pelos servidores presentes. Limites de pescado que podem ser capturados e transportados também foram informados, que é de 125 kg por semana para pescador profissional e 5 kg e um exemplar para o amador.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Também foram explicados assuntos de competência da Sema como autorização para estudos científicos, cadastro de veículo para transportar pescado, emissão de guias e declaração de pescado, recebimento de Declaração de Estoque de Pescado na Piracema, ações de fiscalização e educação ambiental e as competências do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca), que incluem resoluções e normativas sobre a pesca.

Outra cartilha distribuída trazia informações de boas práticas de pesca esportiva com recomendações como a de buscar praias em que os pescadores esportivos possam descer da embarcação e realizar o manuseio correto do exemplar, esclarecimentos sobre o turismo de pesca e instruções de como manusear o peixe, forma correta de retirar o animal do anzol, tempo de exposição fora da agua, como fazer a soltura e equipamentos de pesca que devem ser utilizados.

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias