Mato Grosso,

quinta-feira, 16

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaProjeto propõe que escolas públicas implantem sistema de vigilância eletrônica

Projeto propõe que escolas públicas implantem sistema de vigilância eletrônica

PL de Elizeu Nascimento foi apresentado em sessão plenária da ALMT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O Projeto de Lei nº 32/2021 determina que as escolas públicas e privadas de educação básica mantenham sistema permanente de vigilância eletrônica durante todo o período escolar. A educação básica engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O texto é de autoria do deputado estadual Elizeu Nascimento, e o PL foi apresentado na primeira sessão ordinária do ano de 2020.  

O conceito do texto é baseado amplamente na comprovação de que o monitoramento por câmeras de vídeo constitui-se em uma ferramenta de suma importância, eficaz e aliada no combate à violência e à criminalidade, que têm frequentemente atingido as escolas estaduais, incluindo vandalismo.  

“O sistema de monitoramento visa, exclusivamente, à preservação da segurança da comunidade escolar. Entendemos que esta ação deve fazer parte de um conjunto de medidas que a administração pública estadual deve implementar, com o desiderato de prevenir a violência e segurança de nossos estudantes, educadores e corpo técnico das escolas”, enfatizou o deputado autor da proposta. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

A proposição determina que o sistema de monitoramento deverá constar, pelo menos, da instalação de circuito interno de TV, com possibilidade de gravação de imagens e de câmeras para o monitoramento das áreas externas e de circulação internas. Frisa-se que será vedada a instalação de câmeras de vídeo em banheiros, vestuários e outros locais de reserva de privacidade individual, bem como em salas de aula, salas de professores, secretarias e outros ambientes de acesso restrito na escola. Com isso esperamos ajudar na segurança das nossas escolas, mas sempre preservando a privacidade, intimidade e a liberdade de cátedra dos nossos educadores. 

Ainda conforme a proposta, as escolas deverão instalar placas informando a existência de câmaras de vigilância eletrônica. Os pais ou responsáveis pelos estudantes poderão solicitar o acesso às imagens e às gravações do circuito de vigilância eletrônica para verificação de qualquer ilícito ou ocorrência de danos pessoais. 

 

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias