Mato Grosso,

domingo, 19

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioVariedadesVocê ainda lembra do Folclore Brasileiro?

Você ainda lembra do Folclore Brasileiro?

source
Reprodução

“Missão Carbúnculo”, “Nas águas do Rio Negro” e “Deu a Louca no Folclore”


No dia 22 de agosto comemoramos o dia do Folclore Brasileiro e, certamente, você já estudou sobre o tema na escola além de já ter assistido algum episódio com a “Caipora”, do Castelo Rá-Tim-Bum (TV Cultura) ou lido o Sítio do Pica-Pau Amarelo, escrito por Monteiro Lobato.

Durante o período escolar temos muito mais contato com o universo do Folclore Brasileiro e nos encantamos com as lendas da Iara, Saci-pererê, Curupira e tantos outros. Algo nos faz sermos levados pela magia das histórias e canções que elas possuem e nos transporta para dentro daquele mundo. 

Mas você já parou para pensar que o Folclore (vem do inglês Folk – povo; e Lore –  saber) está presente em nosso dia a dia, sendo representado por meio de lendas, canções, danças e até artesanato? “Desde que nascemos, o folclore já toma conta da nossa vida uma vez que traduz a nossa cultura, a nossa ancestralidade. Isso já começa lá no berço quando somos acalentados, embalados por cantigas de ninar, depois por cantigas de rodas, benzimentos, simpatias e superstições”, explica a professora de Língua Portuguesa e atriz Claudiane Carvalho.

Deixar o Folclore esquecido, ou apenas para os tempos de escola, é como deixar morrer parte da nossa cultura, algo que é genuinamente brasileiro e, aos poucos, perde espaço para jogos eletrônicos e outras atividades. “Deveríamos valorizar mais a nossa cultura e procurar “importar” menos a cultura estrangeira. O folclore é a nossa identidade, a nossa assinatura. Essas diferentes culturas que constituem cada povo é o que torna o mundo tão rico e interessante”, completa Claudiane.

Temos uma literatura muito rica sobre o Folclore e, embora, Monteiro Lobato seja o autor mais popular do gênero, principalmente por Sitio do Pica-Pau Amarelo ter tido grande sucesso em livros e audiovisual, é importante que a gente conheça outros autores que explorem o assunto, como Ana Maria Machado, Heloisa Prieto, Daniel Munduruku, Ziraldo, Ricardo Azevedo, entre outros. E para você que nunca leu nada sobre o tema, ou que faz tempo que não lê, deixo aqui três dicas de livros com a temática:

– Deu a Louca no Folclore, de Dudu Almeida (Clube de Autores);

– Missão Carbúnculo, de Gustavo Rosseb (Ed. Jangada);

– Nas águas do Rio Negro, de Drauzio Varella (Companhia das letrinhas)

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

E não esquece de me contar qual o seu livro preferido sobre o Folclore?

Para sugestões e pautas: colunaquartacapa@gmail.com

Fonte: IG GENTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias