Mato Grosso,

sexta-feira, 3

de

maio

de

2024
No menu items!

Vídeos


 

InícioPolíticaEquipe técnica da CPI da Previdência entrega relatório ao presidente João Batista

Equipe técnica da CPI da Previdência entrega relatório ao presidente João Batista

.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência Social realizou a 13ª reunião ordinária remota na tarde desta segunda-feira (10) quando, na oportunidade, o presidente do grupo, deputado João Batista, recebeu da equipe técnica um parecer dos trabalhos executados até o momento no que diz respeito da manutenção do cálculo dos benefícios previdenciários.

Para apresentar os números da planilha elaborada, o agente de defesa agropecuária Vânio Luis Brandalisi e a economista Dayanne Darth Ananias fizeram parte da equipe na elaboração do documento final.

“Essas duas pessoas foram convidadas a fazer o estudo técnico sobre as informações colhidas até o momento pela CPI, dando suporte para a equipe com os cálculos e planilhas”, explicou o presidente João Batista.

Na explanação, Vanio mostrou os requisitos para a aposentadoria, como por exemplo, tempo mínimo de serviço público e de contribuição.

“A regra da média de 80% das maiores contribuições é uma regra sustentável e isso está explicado nesse relatório que entregamos ao presidente da comissão [João Batista]”, salientou o agente Vanio.

Conforme levantamento realizado por Brandalisi, em 2019, segundo dados do MTPrev, o Regime Próprio da Previdência Social (RPPP) apresentou um déficit de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos do Estado.

Porém, com a alteração da regra de contribuição dos inativos e o aumento da alíquota de 11% para 14%, esse déficit diminuiu para 23 milhões em julho deste ano, o que resulta algo em torno de R$ 260 milhões ano na soma geral”, relatou o presidente.

O trabalho dessa comissão é levantar a saúde financeira e apontar quais foram os responsáveis pelas irregularidades do órgão no estado [MT Prev]. Para mim não está muito claro todo esse desmantelo da Previdência, mas a comissão está trabalhando para manter o maior número de direitos dos servidores” destacou Joao Batista. 

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Segundo o relator da comissão, deputado Thiago Silva, os membros da CPI estão acompanhando toda a discussão envolvendo reforma da previdência e reforçou para os demais parlamentares continuar defendendo as emendas apresentadas no projeto do governo.

“Vamos continuar defendendo as emendas apresentadas fazendo com que o governo possa aceitar nossas propostas para a reforma [da Previdência]. O governo do estado não pode colocar a culpa no déficit da previdência unicamente nas costas do servidor público”, finalizou o parlamentar.

 

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias