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Edital irá selecionar 170 ações e projetos de profissionais da cultura de MT

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Para incentivar os cidadãos mato-grossenses a ficarem em casa, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) lançou nesta quarta-feira (15.04) o edital Festival Cultura em Casa, que prevê a contratação de 170 ações e projetos de profissionais da cultura de Mato Grosso prejudicados pela pandemia do coronavírus. A proposta é promover uma programação cultural regional online, com apresentações artísticas, exibição de obras de cinema, debates, oficinas e palestras, que serão transmitidas pela internet.

O lançamento foi feito em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais da Secel e da primeira-dama Virginia Mendes, direto do Cine Teatro Cuiabá. Com o público conectado de casa, já que o espaço cultural está fechado por causa das medidas de enfrentamento da pandemia, o secretário Allan Kardec Benitez e o adjunto de Cultura José Paulo Traven fizeram a apresentação do edital em meio aos risos provocados por comadre Nhara, personagem cuiabana que marcou presença na live com o show Cuiabá Digoreste, de André D’Lucca.

Durante a transmissão ao vivo, o secretário Allan Kardec lembrou que, pela necessidade de ficar em casa, os cidadãos agora trabalham, estudam e consomem cultura pela internet, e com o edital eles poderão receber cultura mato-grossense também de casa.

“Com a quarentena, quem está em casa assiste filme, ouve música, lê um livro, trabalha e estuda pela internet. E a Secel vai fomentar a economia da cultura a partir da casa do cidadão. Neste momento de crise, os profissionais da cultura estão passando dificuldades, e o edital será uma fonte de renda. De outro lado, quem está em casa poderá conhecer e curtir o trabalho dos artistas mato-grossenses”, destacou o secretário. Ao todo, serão investidos R$ 300 mil no Festival Cultura em Casa.

Na ocasião, Traven ressaltou o alcance do Festival, que beneficiará 300 profissionais da Cultura com a contratação de 170 ações culturais. “O objetivo deste edital é proporcionar trabalho e renda para artistas, produtores e agentes culturais, enfim, trabalhadores da cultura que hoje estão sem renda em função da pandemia. É papel da Secel fomentar o trabalho desses profissionais, proporcionando uma nova forma de apresentar o trabalho deles pelas redes sociais”.

Ele também lembrou que, além das atrações artísticas e culturais, o edital prevê a contratação de um produtor cultural para trabalhar no Festival e um comunicador para fazer o trabalho gráfico e dar suporte técnico nas transmissões ao vivo pelas redes sociais.  

Dando continuidade às transmissões ao vivo pela internet, o secretário Allan também anunciou que toda quarta-feira haverá uma nova apresentação cultural online em parceria com artistas mato-grossenses. Na próxima quarta (22.04) será transmitido nas redes sociais o show em comemoração aos 25 anos do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.

Ações paralelas

Além do Festival Cultura em Casa, a Secel vai promover outras ações paralelas para fomento da cadeia produtiva da cultura. Entre elas, venda de ingressos solidários, o estímulo à contratação de serviços de artistas para serem prestados pós isolamento social e a entrega do Certificado Amigos da Cultura para pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com o programa.

Durante a realização do Festival, a Secel e os profissionais da cultura contratados irão divulgar a campanha Vem Ser Mais Solidário, que arrecada de alimentos, itens de higiene e limpeza para a população prejudicada pela pandemia do coronavírus. A campanha é coordenada pela primeira-dama Vírginia Mendes, por meio da Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf), e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

Inscrições

As inscrições ficam abertas até quarta-feira (22.04), e podem ser feitas pela internet. O candidato deverá acessar o site cultura.mt.gov.br/editais – Festival Cultura em Casa – preencher e enviar o formulário de inscrição. Os demais documentos deverão ser enviados ao email spc@secel.mt.gov.br ou no ato da contratação.

Outra opção é fazer a inscrição via correios e/ou protocolo da Secel, das 8h às 12h, apresentando todos os documentos exigidos pelo edital. 

Para participar, o candidato deverá residir em Mato Grosso, ser trabalhador da cultura e viver exclusivamente da renda do trabalho artístico e cultural. Não poderá ter vínculo empregatício ou contrato contínuo de trabalho vigente, nem receber pensão, aposentadoria, seguro-desemprego ou auxílio do Programa de Transferência de Renda Federal (excetos Bolsa Família e Auxílio Emergencial Coronavírus Covid-19).

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Serviço:

A Secel está localizada na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT, CEP: 78043-300. O atendimento ao público para o edital será das 8h às 12h. Mais informações: spc@secel.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

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