Mato Grosso,

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioPolíticaDeputado Carlos Avallone visita laboratório da UFMT que está produzindo equipamentos de...

Deputado Carlos Avallone visita laboratório da UFMT que está produzindo equipamentos de proteção

.

Foto: JOÃO RIBEIRO / Gabinete do deputado Carlos Avallone

Uma equipe formada por cinco professores e quatro alunos, todos voluntários, está produzindo no laboratório da faculdade de Arquitetura da UFMT, máscaras protetoras conhecidas como ‘Face Shields’, utilizadas pelos médicos e enfermeiros que tem contato direto com pacientes infectados pelo coronavírus. Utilizando impressoras 3D e cortadoras a laser, a equipe já produziu mais de 1.700 máscaras encaminhadas ao Conselho Regional de Medicina e à Secretaria de Estado de Saúde, para distribuição segundo a demanda dos hospitais públicos.
 
O arquiteto e professor Maurício Guimarães de Oliveira, idealizador e coordenador do projeto, disse que a motivação da equipe foi a constatação da falta destes equipamentos de proteção em Mato Grosso e em todo o país, já que existe uma demanda mundial pelos produtos. “Nós temos conhecimento técnico e os equipamentos básicos para a produção das máscaras e decidimos contribuir, já que esta é uma das funções das universidades públicas que se torna ainda mais relevante neste momento de enfrentamento da pandemia”.

No início de abril, o laboratório começou a desenvolver, com o apoio de profissionais do Hospital Universitário Júlio Müller, um projeto para produzir ventiladores pulmonares a baixo custo, fundamentais para pacientes em estado grave infectados pelo coronavírus. Vários protótipos estão sendo testados, com orientação de profissionais da saúde, seguindo as normas técnicas internacionais. A expectativa é iniciar a produção dos ventiladores pulmonares em 30 dias, para distribuição aos hospitais públicos.

O deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou a importância do trabalho da equipe da Arquitetura da UFMT, que com certeza vai ajudar a salvar muitas vidas. “Infelizmente em maio devemos ter o pico do crescimento da doença em todo o país e Mato Grosso está se preparando com apoio da Assembleia Legislativa, do governo do Estado, das entidades do setor produtivo e das universidades e institutos federais”, afirmou.

Presidente do Observatório Socioeconômico da ALMT, que faz a interlocução entre  os segmentos da sociedade organizada na busca de soluções para os impactos do coronavírus, Avallone disse que a união de esforços fará a diferença no enfrentamento da doença. Ele lembrou que a Assembleia destinou R$ 10 milhões para a conclusão em tempo recorde do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, que terá trinta leitos de UTI em maio. Além disso, o parlamento aprovou leis e decretos que favorecem o atendimento das necessidades dos trabalhadores e das empresas neste período de emergência social.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Avallone enfatizou que o governo também faz a sua parte gerenciando toda a estrutura pública de saúde e normatizando instrumentos de proteção ao cidadão. Já o setor privado está contribuindo na compra via importação de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde, testes rápidos do coronavírus e financiando novos leitos de UTI para hospitais do interior.

A equipe do laboratório de Arquitetura da UFMT é formada pelos professores Maurício Guimarães de Oliveira, coordenador do projeto, pelos professores Alexandre Saul Palma (Depto de Arquitetura), Luciana Pelaes Mascaro (Depto de Arquitetura), Marcelo Amorim Marchiori (Instituto de Física) e profa. Marina Garcia Lara (Colégio Notre Dame de Lourdes). Participam também de todo o processo produtivo as alunas Amanda Moraes Prado e Karine Hellen Silva Pimenta, o aluno Gustavo de Oliveira Neri e ao ex-aluno Andrés Bazán.

Fonte: ALMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias