Mato Grosso,

sexta-feira, 17

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioCurtasProjeto de lei garante incentivos fiscais para empresas que se instalarem em...

Projeto de lei garante incentivos fiscais para empresas que se instalarem em Nova Ubiratã

.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (13), em primeira votação, o projeto de lei complementar que institui o Programa de Desenvolvimento Econômico de Nova Ubiratã.

De autoria do Poder Executivo, o programa prevê a concessão de incentivos fiscais como forma de atrair novos empreendimentos ao município.

A iniciativa ainda garante a segurança jurídica ao setor empresarial e ao mesmo tempo incentiva a criação de novos postos de trabalho nas área industrial, comércio, prestação de serviços, centros de distribuição, condomínios e ás unidades logísticas.

Entre os benefícios previstos na lei estão à redução de até 100 por cento de tributos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), taxas de aprovação de projetos de construção civil e fiscalização, de instalação e funcionamento de empresas além do ISSQN dos valores investidos na construção de sede e/ou filiais dos empreendimentos empresariais.

O período de validade dos incentivos é de no máximo 10 anos, sendo vedada a prorrogação e renovação para plantas beneficiadas anteriormente.

Para pleitear a concessão, os empreendedores precisam oficializar manifestação de interesse junto a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura e obter parecer técnico da Secretaria Municipal de Fazenda.

Por sua vez, os pedidos serão avaliados com critérios de interesse público levando em consideração, entre outros, o valor total do investimento e o número de empregos gerados.

São vedadas de obterem a concessão: empresas acusadas da prática de concorrência desleal no mercado, condenadas e/ou multadas por crimes ambientais, que não comprovem recolhimento de encargos sociais, tributários e trabalhistas, ou ainda aquelas declaradas inidôneas por qualquer órgão da Administração Pública Federal, Estadual ou ainda Municipal.

Segundo o prefeito Valdenir José dos Santos, com a implementação do programa Nova Ubiratã segue as diretrizes de outros municípios da região que apresentam desenvolvimento econômico acima das médias estadual e nacional.

“Somos uma referência em produção agrícola. No entanto, no setor industrial ainda temos muito a expandir. Com a criação do programa estaremos aptos a receber novos empreendimentos e por consequência estimular a abertura de novos postos de trabalho”, assinala.

Horas antes da votação e acompanhado pelos secretários municipais de Governo (Neivo Aparecido Fonseca), Finanças (Edivan Batista Beserra) e Indústria, Comércio, Turismo e Cultura (Roberto Luiz de Oliveira Marques), Valdenir se reuniu com sete dos noves vereadores para debater a importância do projeto.

“É importante frisar que o Poder Legislativo continuará exercendo seu papel constitucional de fiscalizar e aprovar a concessão desses incentivos. O que muda na prática é que os empreendedores passam a contar com uma lei específica o que garante um tratamento mais igualitário e a transparência na gestão pública”, conclui.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Em dezembro de 2019, um grupo de acionistas anunciou a construção da primeira usina de etanol de milho no município.

O empreendimento, com previsão de 1,4 mil empregos e investimento inicial de R$ 561 milhões, foi o primeiro de grande porte a pleitear incentivos fiscais por meio de um projeto de lei semelhante.

Fonte: AMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias