Mato Grosso,

segunda-feira, 20

de

maio

de

2024
No menu items!


 

InícioMato GrossoEstudantes adentram grandes clássicos das artes plásticas e apresentam releitura

Estudantes adentram grandes clássicos das artes plásticas e apresentam releitura

.

Como se sentir dentro de uma obra clássica das artes plásticas e, além de tudo, aprender sobre o autor, seu estilo, sua época? Esse estudo aprofundado foi realizado na disciplina eletiva “Tô No Quadro”, da Escola Estadual Plena José de Mesquita, em Cuiabá.

Os 28 alunos participantes escolheram grandes clássicos das artes plásticas, principalmente artistas nacionais. Obras como “Figura” e “Operários” (ambos de Tarsila do Amaral), “Retrato de Maria Segal” (de Salvador Dali), além de “Autorretrato com Orelha Cortada” (de Van Gogh) e “Monalisa” (de Leonardo da Vinci) ganharam destaque.  

A partir dos estudos, os estudantes criaram uma “paródia” dos quadros por meio de uma foto imitando a cena dos grandes clássicos. As releituras ganharam um contexto contemporâneo, expressando a visão de cada aluno inscrito na disciplina.

Para a coordenadora de área de linguagem da escola, Iracema Queiroz, o engajamento dos alunos foi total, eles foram responsáveis por todo trabalho que foi desenvolvido com perfeição.

“Os próprios alunos escolheram as obras propostas para releitura e tudo foi feito com alegria e motivação. A excelência do resultado foi recebida com entusiasmo por mim e todos que participaram da apresentação. O projeto foi muito bem executado, pois os alunos estiveram 100% envolvidos”, comemora.

Ainda refizemos a releitura de nosso jeito. A escola nos deu todo o apoio em relação ao material necessários e as professoras também dedicaram muito”, festeja.

Marcelo explica que o projeto “Tô No Quadro”, iniciou no segundo semestre do ano passado. A professora de arte, Thereza Helena e Aurika Eliza, de língua inglesa tiveram a ideia de criar uma disciplina para a leitura de obras clássicas da pintura.

Na primeira semana, alunos selecionaram as obras originais e fizeram um estudo ampliado e detalhado. A partir daí, propuseram uma listagem do que iriam usar para fazer a releitura.

Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.

Na semana seguinte, os alunos tiraram fotos e fizeram a edição para a apresentação. “Cada grupo fez um quatro ou cinco releituras de cada obra, foi ótimo”, assinala o estudante.

Iracema Queiroz destaca que a apresentação dos grupos incluía a obra original, com biografia do artista, a história da obra e a releitura, com uma análise do que inspirou essa releitura. Para o encerramento da disciplina, os alunos escolheram uma obra relida de cada grupo e foi impressa a fotografia da releitura e da obra original. 

 

Fonte: GOV MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas notícias