A Defesa Civil do município de Cáceres, recebeu do Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Defesa Civil Nacional, a liberação de R$ 244.000,00, que serão destinados aos bairros que tiveram as casas atingidas por causa do temporal que ocorreu em dezembro de 2019.
Foram atingidos 11 bairros na cidade, sendo eles Junco, Vila Real, Santo Antônio, Residencial Dona Fifia, Vitória Régia, Rodeio, Jardim Cidade Novam, Jardim Primavera, Panorama, Jardim Celeste e Garcez. Entre as 26 casas atingidas, seis delas foram totalmente destruídas.
Houve também a interrupção de energia e afetando a telecomunicação, com arvores e postes caindo.
Com toda essa tempestade, 16 mil pessoas foram afetadas na cidade inteira e, com as quedas de arvoes e postes, ocasionou a falta de energia em mais de 10 mil unidades consumidoras. A Coordenadora da Defesa Civil, Arineia Ardaia agradece a todos que ajudaram, e disse que “só foi possível, a gente só conseguiu êxito, graças a confiança depositada do Prefeito Francis Maris, e também na parceria com as secretarias que somaram e uniram forças para que pudéssemos dar uma resposta mais rápida aos necessitados.”
"Conseguimos esses recursos Federal pela primeira com todo o apoio da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, Sistema Nacional de Desastre S2ID e da Defesa Civil Nacional, a população cacerense agradece", Finaliza Arineia
Receba as informações do ATUALMT através do WhatsApp:
Clique aqui para receber as notícias no seu WhatsApp.
Desde o ocorrido em dezembro, assim como em todas as outras tempestades, a Defesa Civil vem trabalhando para prevenir que mais famílias sejam afetadas. Com diversas visitas técnicas para ajudar, avisar e precaver, e identificar ameaças de vulnerabilidade de riscos e desastres, assim como nas demais ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
O prefeito Francis Maris Cruz, parabeniza o desenvolvimento do trabalho da Coordenadora Arineia, pois a mesma conseguiu os recursos rapidamente, onde geralmente chega a demorar de seis meses até 1 ano. E finaliza ao dizer que “os recursos já estão no banco aqui de Cáceres e estamos fazendo toda a formalidade legal e documentação que a lei pede, para logo em seguida divulgarmos as ruas dos beneficiários.”
Portanto, em breve será publicado os nomes das ruas, nas quais as pessoas poderão sacar seu fundo de garantia e, também já está em andamento os recursos para as escolas que foram destelhadas durante o último vendaval que ocorreu em Cáceres.